quinta-feira, agosto 25, 2011

Cartão verde a João Ferreira

Muito se tem falado sobre o facto de o árbitro João Ferreira se ter recusado a arbitrar o jogo Beira-Mar X Sporting.

Eu estou totalmente do lado do João Ferreira. Os dirigentes desportivos, os jogadores e principalmente os adeptos têm que ter mais educação e respeito pelos árbitros. É um autêntico abuso, falam dos árbitros só para dizer mal e chegam mesmo a faltar ao respeito, basta ir-se a um jogo e ouvir o que os adeptos dizem dos árbitros. Se nunca se aperceberam, convido-vos a irem comigo ao Restelo, até saem de lá com os ouvidos feridos de tanta asneirada que ouvem e na maior parte dos casos sempre dirigida aos árbitros.
O árbitro é uma pessoa como as outras, comete erros como todas as pessoas cometem erros na sua profissão. Isto é muito giro dizer-se "mas ele não viu?", "mas foi penalty!", mas a maioria das pessoas esquece-se que o árbitro está no jogo a correr e nem sempre a visão alcança tudo. Mais, o árbitro tem de decidir em segundos e não pode estar ali a pedir opiniões, tem de decidir na altura para dar continuidade ao jogo. Quantas vezes, em lances duvidosos os repórteres e locutores desportivos veêm a repetição das imagens vezes sem conta e mesmo assim ficam na dúvida? Só para relembrar: os árbitros não veêm as repetições, por isso, muitas vezes a decisão tomada não é a mais correcta. O mesmo se passa connosco, estão quatro pessoas numa sala e umas dizem que é falta e outras não, mesmo depois de se ver as repetições. Um árbitro decide no momento. E mesmo que houvesse contacto com a reggie, ou seja, outro árbitro a visionar o jogo por tv (o que não seria possível, pois muitos jogos não são transmitidos e não estou a ver a filmarem todos os jogos para o "árbitro auxiliar da reggie" dizer se foi falta ou não) onde pudesse ver repetições e fazer zoom não seria possível, pois retiraria a dinâmica ao jogo. Já viram quanto tempo estaria o jogo parado para se decidir, em casos duvidosos, qual a decisão a tomar?

Há ainda outra questão. Um árbitro quando arbitra bem um jogo nunca é mencionado esse facto, ao contrário de quando um jogador marca golos (que é a sua obrigação, uma vez que é pago para isso), aí o jogador é um herói e se for preciso até abrem os telejornais a mencionar a quantidade de golos que o jogador X marcou. Mas quando um árbitro arbitra mal, cai-lhe o mundo todo em cima e quando um jogador "não dá duas para a caixa" ninguém critica da mesma maneira que critica um árbitro, e não se esqueçam que os jogadores ganham muitoooooooooooooooooo mais que um árbitro, por isso, só têm é que jogar bem. Obviamente, que a obrigação de um árbitro é arbitrar bem e parece-me que a maioria quando decide, decide na consciência que a decisão será a acertada. É claro que há jogos em que os árbitros tomam decisões erradas e muitas até fazem os adeptos pensar que estão cegos ou coisa parecida, mas todos cometemos erros. Mas daí a tratarem os árbitros como tratam vai uma grande distância. Eu pessoalmente não gostava de ser "árbitra" neste país, nunca se é bestial, é-se sempre besta.

A maioria dos adeptos têm tendência para justificar a falta de jeito dos seus jogadores com a incompetência dos árbitros. Falo pelo Belenenses. Quando estou nos jogos ou nas AGs a conversa é sempre a mesma: "Este ano foi péssimo porque os árbitros lixaram-nos!", mas não oiço quase ninguém a dizer "Não jogámos a ponta de um corno!". Conclusão: a culpa é sempre da classe de arbitragem, como se diz "a culpa é sempre do mexilhão"! Na última AG que fui estava a ver que dava um ataque a um sócio, pois dizia tão mal dos árbitros, com tanta raiva que os olhos quase lhe saltavam. Aquilo é que ele dizia mal, mas nem por um segundo ouvi o senhor dizer que o Belenenses jogou mal durante a época passada. Pois, jogou muito bem, tão bem que até ia descendo de divisão outra vez, mas claro, a culpa é dos árbitros.

O comportamento do João Ferreira serviu para abrir um caminho na indignação da classe de arbitragem e por isso mesmo, sou da opinião que a APAF fez muito bem em apoiá-lo, uma vez que já chega de enxovalhar os árbitros da maneira que se enxovalha. Tem que existir mais respeito, e quando digo mais respeito, é em todos os sentidos. Hoje em dia já é pouco o respeito no nosso país e há que colocar um ponto final nisso.

Em todas as profissões há bons e maus profissionais.

O problema é que a classe de arbitragem ficou muito mal vista desde o caso Apito Dourado, e esta gente tem a mania de meter tudo no mesmo saco, gosta muito de generalizar e não pode ser assim.

Este artigo diz tudo! Para mim, a conduta do João Ferreira foi um protesto contra a situação actual dos árbitros.

Atenção que não estou a defender a impunibilidade do João Ferreira, se ele cometeu uma infracção disciplinar tem de ser punido, mas por isso mesmo, é que o comportamento dele foi um comportamento corajoso e de certa forma foi uma maneira de demonstrar o descontentamento de toda a classe de arbitragem.

O que me deixa triste é muitas pessoas estarem de acordo com o ataque ao Pedro Proença no Colombo. Onde isto já chegou! Atacarem uma pessoa na rua (pela razão que foi) e depois a maioria acha muito bem! Há mesmo muita falta de respeito e educação! O melhor é cada vez que um árbitro decide erradamente fazermos todos uma espera à sua pessoa e dar-lhe umas valentes cabeçadas, mas o melhor é ser sempre assim em tudo. Estamos descontentes com alguém dá-se porrada! Infelizmente vejo cada vez menos respeito e o respeitinho é tão bonito!

Nenhum comentário: