domingo, março 06, 2011

A palhaçada do Festival da Canção 2011


Ontem à noite estive a ver o Festival da Canção na RTP1.
Mas que raio é que foi aquilo??????????????????????
Para quem ainda não sabe foram Os Homens da Luta que ganharam com a música "A Luta é Alegria".
Não sei onde está o juízo das pessoas que votaram neles, mas pior foram dois distritos (se não me engano) com júri do mundo da música que lhes atribuiram a pontuação máxima. Está tudo doido!
Eu gosto d'Os Homens da Luta, mas daí a serem eles a representar Portugal na Eurovisão!
Simplesmente acho que foi uma falta de consideração por aqueles que realmente cantam e que vivem da música. Se a música d'Os Homens da Luta até fosse gira, mas não, não tem piada nenhuma e se aquilo é cantar vou ali e já venho! Se o Falâncio até cantasse o seu já conhecido Quiriquiriquiriquiriqui, quiriquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... até tinha mais piada, mas mesmo assim era a última música que eu escolheria para nos ir representar.
O meu favorito foi o Rui Andrade e a seguir o Nuno Norte, mas qualquer um dos concorrentes seria melhor que Os Homens da Luta.
Está ganho, ganho está, mas imagino o melão dos restantes concorrentes que vivem da música e para a música ao verem quem no final ganhou!
Os portugueses que votaram n'Os Homens da Luta devem estar mesmo maluquinhos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Peço desculpa ao grupo que ganhou o festival, mas não há dúvida que não percebemos nada de música e muito francamente desejo que não sejamos apurados para a final. Se é que se vai fazer uma triagem aos vários países concorrentes.
Considero que o grupo "Homens da Luta" não devem ter dormido muito bem e estão com um grave problema de consciência. Senão vê: se por um lado fica o facto de terem sido vencedores, existe a responsabilidade de fazerem a vontade ao povo, que é soberano (mas ignorante). Se por outro desistem, então andaram a brincar com todos aqueles que levam a música e as canções muito a sério. É um pau de dois bicos.Vamos esperar para ver!!
Com todo o respeito por quem organiza o Festival da Canção, parece-me que o apuramento da canção vencedora deveria ficar nas "maõs" de quem percebe de música e não do povo.
As minhas preferidas tbém foram a do Rui Andrade e Nuno Norte.
Bjocas.
Becas.

Anônimo disse...

"Com todo o respeito por quem organiza o Festival da Canção, parece-me que o apuramento da canção vencedora deveria ficar nas "maõs" de quem percebe de música e não do povo."

Curioso. O povo não percebe nada de musica, portanto a escolha de uma canção para representar o país não lhe deve caber. Se é verdade que a popularidade de uma canção não é um indicador fiável da sua qualidade, tal não quer dizer que por ter sido a maioria a escolhe-la esta seja má. Se calhar eram maus os U2 quando mais de 28 milhões de ignorantes compraram cópias do Joshua Tree ou eram maus os Pink Floyd quando venderam quase 42 milhões de cópias do Dark Side Of the Moon. Se calhar esses apesar de venderem muito são bons. Se calhar outros mais do vosso gosto que tenham vendido muito são bons. Se calhar vender muito ou pouco não é sinónimo de ser bom ou de ser mau. Ou se calhar isto é como a democracia em África, o sistema só funciona quando ganha quem eu quero.

Não sou nenhum perito em assuntos sonoros e muito menos em festivais deste tipo, aliás, o momento da votação desta edição foi a única vez a que assisti voluntariamente a 5 minutos de tal coisa e foi precisamente por curiosidade pela votação dos Homens da Luta. Se eles não tivessem participado nem teria dado pela realização de tal evento. E como eu, a esmagadora maioria de pessoas que conheço.

Não vos parece que tal tipo de resultado, mais que uma falta de respeito para uns quantos artistas que apesar de não conhecer de lado nenhum até podem ter muita qualidade, é um resultado de protesto não só contra "o estado das coisas" mas também contra um festival no minimo pouco apelativo e que prima pela "mesmice"? Como diria o Sampaio, "há mais musica para além do pop".

Mas se calhar é mais fácil criticar o resultado e pôr em causa a votação do que questionar o que a motiva.

MP disse...

Persona, desculpa lá o anonimato, mas como a conta de blogger ainda é das antigas, ou seja está ligada ao meu mail do sapo e não do gmail achei melhor não arriscar perder o comentário!

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

nem me digas nada...a minha mãe ficou passada...ahahahaha

Unknown disse...

Amiga...concordo com tudo o que disseste...Acho q os portugueses não estão no seu juizo perfeito...votaram nos homens da luta...e os outros que tentam a todo o custo vingarem no mundo da musica, e vem estes com aquela "musica manifestação", nem sei o que chamar... Está tudo doido... Pior, é ainda irmos à eurovisão, será uma chacota na Alemanha...

Bjinhos com saudades

Persona Naturale disse...

Becas: Eu sou da opinião k a música deve ser escolhida pelo povo uma vez que a música vai representar Portugal. Nos concursos da TV é k acho k devia ser o júri, pk por vezes ganha kem tem mais amigos e conhecidos e n quem merece realmente ganhar.
Já n digo nada, cm viste 2 distritos com pessoas experientes no mundo da música votaram neles.

MP: eu sei kem és? lol
n tou a ver quem seja

Eu percebi muito bem o k motivou o povo a votar neles, aliás, como disse gosto deles e eles é k têm razão: o povo só consegue o k ker, quando sai à rua!
Admiro a coragem deles por dizerem as verdades todas k muitos de nós pl "politicamente correcto" n as dizemos. Simplesmente, n me parece k o Festival seja o sítio ideal para se ouvirem "as vozes" do povo revoltado. Cm disse, foram lá pessoas k ganham a vida com a música e o Festival serve sempre (agr menos k antigamente) para muitos se fazerem conhecer e vingarem no mundo artistico. É a este ponto k me refiro!

Lady-Bird: imagino!

Andreia: vamos ver, mas dúvido muito k Portugal consiga passar à final. Temos sempre os nossos "irmãos" portugueses na Europa para votarem em nós. Vamos ver...


Bjokas

joaninha disse...

epah aquilo tem uma mensagem subliminar...
bj
helena

Persona Naturale disse...

Joaninha: épá n me digas k eu ainda n tinha reparado! lol

Bj

Nove e Meio disse...

A discussão já é antiga e já me passou a motivação para esta discussão. Mas, a ler:

http://blog.tozebrito.com/