domingo, outubro 22, 2006

O Nome da Rosa




















Aqui está um dos filmes que eu não poderia deixar de mencionar no meu blog.
O Nome da Rosa, obra do escritor Umberto Eco, para mim um dos melhores escritores.
A primeira vez que vi o filme foi no 8ºano, quando em História estavamos a dar a Inquisição (matéria que adoro). Fomos com a Doutora Conceição Bueso para a biblioteca vê-lo.
Já nessa altura a minha paixão por História era incontrolável e ali estava eu sentada na cadeira prontissima para ver aquele filme a que tanto a doutora dava importância.
Melhor do que ver um filme, foram as inúmeras paragens pela doutora durante o filme para nos explicar os pormenores que normalmente as pessoas não reparam. Assim fiquei a conhecer na íntegra a "trama" do filme.
A partir desse dia passou a ser um dos filmes mais marcantes da minha vida.
Depois de ter visto o filme decidi comprar o livro e sinceramente já perdi a conta das vezes que o li.
Na minha opinião o visionamento d'O Nome da Rosa deveria ser obrigatório no plano da disciplina de História, pois existem nele muitos aspectos que ajudam os alunos a compreender melhor a matéria.
Para quem não conhece o enredo, O Nome da Rosa é quase como um mistério resolvido por um Sherlock Holmes do séc. XIV, neste caso por William of Baskerville (Sean Connery). Este tenta descobrir a razão de uma série de mortes bizarras num mosteiro italiano. Mortes essas que os monges acreditam ser obra do Diabo. Contudo, William é de outra opinião. E assim ele mais o seu novato Adso (Christian Slater) tentam descobrir a razão através da dedução e observação - técnicas consideradas na altura como heréticas.
É um filme de Jean-Jacques Annaud, vencedor de um Óscar da Academia para Melhor Actor (Sean Connery). Um filme imperdível para quem tem uma visão racional das coisas e não uma visão espiritual.

6 comentários:

Joaninha disse...

ainda ha-des d me emprestar esse filme pa v eu ver
bj miga****

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

ainda nao viste helena ?
epa gande gaffe.... eu devia era ter nascido ah mais tempo pa ver se apanhava o sean um bokadinho mais novo , nao me eskapava ... é mesmo um sir... my name is bond james bond ...
ganda malaiko my name is bird , lady-bird

Joaninha disse...

lol

Anônimo disse...

é vdd, parece k foi oto dia a primeira x k vimos esse filme... mt bom mesmo, td a gente o dvia ver.... bjs to c saudds d nxas cnvrsas

Persona Naturale disse...

Miga mais uma vez mto bigada pelo teu comment. Pois é, bons e grandes tempos no Ramalhoni.
Bjos mto grandes

Unknown disse...

A professora Conceição Bueso fez o mesmo comigo, com ela também assisti ao filme Dia D e Moisés :)