Estando eu a fazer a minha "ronda" do costume pelos blogs dos meus links, fui parar ao blog da Lady Bird, e por consequência ao blog do Sr. João Marchante (Eternas Saudades do Futuro - blog presente nos links da Lady Bird).
Ao entrar no blog Eternas Saudades do Futuro "dei de caras" com um link que me levou ao site do regicídio (www.regicidio.org). É um site que todos os portugueses deviam visitar.
Finalmente vejo que não estou sozinha, ao ponto de verificar que muitos são da opinião que isto com "reis" seria melhor.
Mas não é para persuadir as pessoas a serem apoiantes da monarquia que o site foi feito, mas sim para que o dia 1 de Fevereiro de 2008 seja comemorado com todas as honras. Pois faz neste dia 100 anos que El-Rei D.Carlos I e o Príncipe Herdeiro D.Luís Filipe foram assassinados no Terreiro do Paço.
Para ser sincera nos anos anteriores nunca me esqueço do dia 1 de Fevereiro. Pena é os portugueses considerarem-no como um dia igual aos outros. E por isso este ano "queremos" fazer jus a este dia.
Dia 1 lá estarei em principio no Terreiro do Paço (Praça do Comércio) às 17 horas.
Não deixem de visitar o site.
12 comentários:
Lá no site: "Portugueses, comemorem connosco".
Mas eles vão comemorar o dia 1 de Fevereiro? lolol.
Enfim, eu cá não gosto de réis nem de famílias reais, nem lhes reconheço qq tipo de autoridade.
Pois eu cá gosto de reis. Muitos deles fizeram o Portugal que é hoje.
E sim, eu vou comemorar!
Mas o "comemorem connosco" está mal escrito, é uma gralha. Deveria estar "comemorem com Nosco" (que deve ser um espumante saboroso...)
Não, agora a sério... Há razões para comemorar? Há,sobretudo 2: o facto do rei (que, caramba!, era o chefe de estado!) ter sido brutalmente assassinado por esta república assassina; o facto do país estar mal e de a república não conseguir ser remédio.
Pronto, ok, quanto a este último ponto pelo menos desde 1789 que Portugal vai decaíndo - com alguns altos e baixos - mas o que é certo é que a nostalgia monárquica (justamente por o país estar sempre podre) é uma realidade que merece ser comemorada.
Não nos esqueçamos que a monarquia não caiu, foi derrubada (o Estado Novo, por seu turno, caiu de podre. O 25 de Abril foi só uma "encenação", em que ninguém fez nada para evitar o inevitável).
Quanto a mim, repito algo que já escrevi em tempos no meu cantinho:
«- Não nasci em monarquia, não sei como seria. O que é facto é que, se nos fins da monarquia havia uma discussão sobre o assunto, qual o melhor sistema de governo, hoje não há nada. Se os monárquicos se mexessem mais, talvez tivesse sido "conquistado" e sê-lo também. Mas não. Não há nada. A república está instalada. Não a questiono.»
Não a questiono, justamente porque desde 1789 que Portugal vai decaindo. Se os monárquicos se mexessem mais e aproveitassem para falar do que consideram melhor para o futuro de Portugal. Mas não, nesta altura que poderia servir para reavivar a chama pelo reino, que fazem eles? Três actividades de somenos importância e pouca visibilidade, repetidas, afinal de contas, todos os anos.
Mas a monarquia não é algo que coloque liminarmente de parte.
P.S.: já lá constas!
Vim aqui parar por acaso, através do Eternas saudades do Futuro e do Lady-Bird, mas já que aqui estou digo o que penso.
Não me posso considerar nem monarquico nem republicano, considero que são 2 formas de governo diferentes, mas ambas tem legitimidade, porém de diferente natureza, num caso através da tradição,da história, e no outro através do voto,e ambas têm vantagens e desvantagens, sendo as mais reparo a vantagem de na monarquia a chefia do estado estar entregue a alguem isento, verdadeiramente imparcial, pois os Presidentes, por mais que afirmem que a maioria que os elegeu se dissolve quando tomam posse, nunca acontece verdadeiramente, pois foi sempre uma ou mais forças partidárias que os elegeu, já a desvantagem que se costuma apresentar é os altos custos da manutenção de uma casa real, verdade seja dita, já ouvi que isso não é argumento,pois a presidencia também tem um grande orçamento.
Seja como for, o que me fez comentar foi o facto de existir uma petição on-line que pede que a AR declare o dia do regigidiu dia de luto nacional, e com isso não concordo, vevemos sob uma república, e não se justifica por isso que a república tenha de se pronunciar sobre os martires do anterior sistema de governo, seria o mesmo,irracional, que após uma restauração da monarquia, se continuasse a festejar o 5 de outubro ou coisa que o valha.
Manifestaçoes de pesar, relembrar a data, tudo bem,mas sempre como manifestação da sociedade civil, sem qualquer tipo de oficialização.
Não sei se é verdade ou não, porque não li,disseram-me, mas foram feitos estudos sobre o que os chefes de Estado gastam e ficou provado que o Presidente da República Portuguesa gasta mais nas suas visitas oficiais do que a Familia Real Espanhola.
Sim, realmente não podemos obrigar a República a comemorar um dia destes (percebo o que quer dizer sbrito), mas penso que não implica nada de mal, devido ao facto de ser a história do nosso país. A própria República comemora os feitos históricos feitos pelos reis de Portugal, esta data não é mais do que comemorar um facto histórico, seja ele bom para os republicanos, seja ele mau para os monárquicos.Só o simples facto de ser um momento da história do nosso país deve ser comemorado, como qualquer outro.
Agradeço a todos os comentários, pois só assim é que este blog "vê" que vale a pena postar.
FNL obrigadinha, já vi lol
Esqueci-me de dizer que acho (como o sbrito diz) não há necessidade de oficializar o dia como de luto nacional, pois o argumento que o sbrito referiu é de todo válido, pois se se passasse a ser outra vez monarquia não fazia lógica nenhuma comemorar-se o 5 de Outubro de 1910. E como já referi no comentário anterior não podemos obrigar a República Portuguesa a aceitar esta obrigação.
Por isso comemora-se o dia 1 de Fevereiro normalmente com as razões que cada um tem, mas não acho lógico que seja "decretado" como dia nacional de luto!
por mim até pode gastar mais do que a família real. Mas "fui" eu que o lá meti!
eu cá gosto muito de reis e rainhas e, admiro muito a família real espanhola e a dinamarquesa. mas quanto a Portugal voltar a ser uma monarquia... esqueçam. já visitei o site e tá muito intressante. adorei o vídeo sobre a "Rainha Martir".
Ja sbs o que eu penso quanto a isso: anarquia!!!!!!!!
Sim, sim, eu sei lol
Postar um comentário