sábado, novembro 16, 2013

Tenho saudades...

...das missas em Latim. 

Não é segredo para ninguém que gostaria imenso de ter tido Latim. Sendo amante de História e de Teologia é óbvio que o Latim é essencial. Não é língua morta, pois na minha profissão utiliza-se imensas expressões em Latim.
Ora, o Padre Ricardo teve a excelente ideia de dar as missas de Domingo ao fim da tarde em Latim. Eu fiquei logo contente com a ideia. É importante conhecermos a língua que esteve na origem da nossa e que durante anos foi a utilizada pela Igreja Católica, e que para todos os efeitos ainda hoje o é nas grandes celebrações eucarísticas, temos o exemplo das missas dadas no Santuário de Fátima em dias comemorativos das aparições da Nossa Senhora.
Obviamente que a liturgia era feita em português e a Homilia também, mas o resto era tudo em Latim.
Havia sempre livros disponíveis com a missa em Latim para os fiéis acompanharem. Ao início foi complicado para algumas pessoas, mas depois habituaram-se, e já nos últimos tempos muitos já não olhavam para o livrinho, era o meu caso. Como gostava de rezar o Credo em Latim :)
Mas Deus quis que o Padre Ricardo fosse para o Vaticano e ficámos assim sem a nossa missa em Latim.

Nenhum comentário: