quinta-feira, novembro 17, 2011

VERGONHOSO! VERGONHOSO!

Ao abrir a página da Sapo dou com a notícia de que um estudante universitário se sente "indignado" com a Revista Sábado, porque esta andou a fazer umas perguntas de cultura geral aos estudantes universitários e depois publicou o vídeo. A pergunta feita ao tal estudante foi "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" à qual respondeu "Miguel Arcanjo". O estudante diz que vai "apresentar uma queixa formal" contra a Revista Sábado.

Ora, eu ainda não tinha visto o vídeo, mas sei que às vezes fazem estas perguntas aos estudantes universitários para provarem que são burros, e muitas delas não lembram a ninguém e às vezes dúvido se as próprias pessoas que as perguntam sabem a resposta. Agora as perguntas que a Sábado fez são básicas, um estudante minimamente culto tem a OBRIGAÇÃO de as saber responder, e é VERGONHOSO ouvir as respostas que muitos dão, VERGONHOSO!

Eis as perguntas:

- Quem escreveu "Os Maias"?

- Qual o símbolo químico da água?

- Quem é Manoel de Oliveira?

- Quem é o Presidente dos EUA?

- Quem pintou a Mona Lisa?

- Quem é o Presidente da Comissão Europeia?

- Qual é a capital dos EUA?

- Quem era "o Padrinho"?

- Como se chama a Chanceler alemã?

- Quem pintou o tecto da Capela Sistina?

- Como se chama o fundador da Microsoft?

- Quem escreveu "O Evangelho Segundo Jesus Cristo"?

Difíceis não são?

Ou sou que sou muito inteligente e sei a resposta a todas ou então os outros são muito burros. Acho que é mais a segunda opção.

Vês mãezinha? Quando às vezes ralhavas comigo por ler livros, ver filmes e ler outras coisas em vez de estudar Direito? A vida não é só o curso que se tira. Como já referi aqui há muito tempo, prefiro não ter uma média de curso muito alta e ter uma cultura geral acima da média ou pelo menos saber mais que o habitual.

Enquanto os jovens de hoje continuarem a preferir ver a Casa dos Segredos em vez de verem O Elo Mais Fraco, só porque não gostam do apresentador, o nível de cultura deles continua a zero. Digo O Elo Mais Fraco porque é o do momento, mas o mesmo se aplica aos outros programas de cultura geral. Eu dou por mim às tantas da noite a ver a CNN ou a BBC, só para saber o que se passa lá fora. Adoro ver documentários.

É sempre bonito onde quer que uma pessoa vá saber um pouco de tudo, porque assim tem sempre tema de conversa e não se sente excluída.

É óbvio que se sabe melhor umas coisas que outras e quando não se sabe fica-se caladinho a ouvir os outros falarem para se aprender.

Nunca deixei que o curso de Direito me retirasse tempo para as "minhas pesquisas" culturais. Se o prejudiquei? É bem provável! Mas gosto de saber um pouco de tudo. Não quero com isto dizer que sou um "ÁS" em tudo, mas tento cultivar-me e vejo que os jovens de hoje em dia não se esforçam para saber nada de cultura geral.

Vejo por mim. Quero ir a um museu, ou ver uma exposição qualquer e quase ninguém do meu grupo alinhas nessas coisas.

É isso e nunca ter ninguém que jogue comigo jogos de cultura geral, eu até fico em pulgas para ouvir as perguntas para ver se sei responder ou não, e o bom destes jogos, é mesmo que não se saiba ouve-se depois a resposta e aprende-se.

Aproveito também para dizer que em parte a falta de cultura dos jovens se deve aos pais dos mesmos.

Eu bem vejo como é a vida dos adolescentes hoje em dia. É casa/escola, e quando chegam a casa vão enfiar-se nos quartos e por lá ficam. Não há cuidado dos pais em passear com as crianças, fazer serões com as mesmas. Em parte também se deve à vida não é? Ambos os pais trabalham e chegam estafados a casa e depois querem é descanso, eu percebo, mas é pena. Mas muito podiam aproveitar os fins de semana para fazer passeios familiares, e aproveitá-los para visitar museus e coisas do género, mas muitos ficam em casa e assim é passado o fim de semana no sofá a ver televisão.

Tenho que agradecer a Deus o facto de me ter dado dois pais que sempre me alargaram os horizontes. Sempre me levaram a passear e preocupavam-se que eu retirasse desses passeios a maior informação possível :)

Ainda me lembro de ter uns 8 anos ou lá o que era e termos ido às Caldas da Rainha e o meu pai disse-me logo que a Rainha das Caldas era a rainha D.Leonor. Já nos meus 13 anos fui com o Ramalhão às Caldas e a professora perguntou quem sabia quem era a Rainha de lá e eu fui a única a saber responder :)

Ou então no passeio ao Douro no 11ºano o professor João Carlos perguntou qualquer coisa relacionada com vinhos e com castas e eu também fui a única a saber responder porque o meu pai quando me levava à terra dele perdia tempo comigo a explicar-me a fauna e como se processava a colheita dos frutos e coisas parecidas!

Ou então aquela vez que fui ao Palácio da Ajuda e levavamos uma guia e eu virei-me para o meu pai lá numa das salas e disse "Pai, aquela tapeçaria tem o símbolo dos Távoras", e a guia perguntou-me que idade é que tinha e eu respondi 14 e ela ficou muito admirada de eu saber aquilo e eu disse logo que sempre gostei do Processo dos Távoras e depois ainda ficámos as duas a falar sobre isso e sobre as várias versões do que aconteceu na realidade na noite em que o rei D.José I foi atacado. Depois ainda contei a história do Beco do Chão Salgado a um senhor que entretanto apareceu e interessou-se na conversa.

E já não sei onde foi, também estava com o meu pai e disse também uma informação qualquer e o guia disse que estava errada e eu ali convicta do que estava a dizer e depois o meu pai já me estava a abrir os olhos para me calar. Depois chegámos a casa e provei ao meu pai que estava certa :) agora não me lembro mesmo onde foi e o que foi ;( mas sei que depois chegámos ao carro e o meu pai virou-se para a minha mãe e disse: "a tua filha pôs-se a contradizer o que guia lhe disse!" lol lol

As pessoas esquecem-se que tive aulas de História com a "herança" do Hermano Saraiva :) minha querida Conceição Bueso que não se limitava a dar só o que vinha no programa. E depois as pessoas admiram-se de eu com 16 anos já ter lido O Nome da Rosa.

A culpa de eu ser assim é dos meus pais e dos professores que tive no Ramalhão!

Mas lá está, também depende da pessoa, se quer ou não aprender.

Por isso, se estes jovens universitários não sabem a ponta de um corno porque é que aceitam responder a perguntas para uma câmara? Para depois dizerem disparates e ficarem indignados com a divulgação do vídeo? Não percebo!

Mas vejam o vídeo, porque as respostas são mesmo vergonhosas.

14 comentários:

João X disse...

Embora concorde em grande parte com o teu texto, acho que o problema dos jovens não é concentrarem-se demasiado nos estudos.

É simplesmente o desinteresse geral nas coisas. Todas as perguntas que foram feitas pela Sábado são coisas que de uma maneira ou de outra já passaram à frente de toda a gente. Nem era preciso ver os concursos ou documentários.

As pessoas é que não querem saber e fazem tudo à lei do menor esforço.

Também não acho que haja a fórmula cientifica de os pais incentivarem. Os meus pais apenas têm a quarta classe, mas eu desenvolvi uma boa cultura geral. No meu caso os meus pais estão dispostos a ouvirem-me discorrer sobre as coisas que sei e interessam-se apesar de não dominarem.
Mas também há muitos pais que sabem e até ensinam e os filhos nem se sabem desenrascar sozinhos.

Mas no geral concordo com o teu post!

Anônimo disse...

Oh menina, tem que concordar que o embaraço de uma entrevista para uma câmara e o possível erro são bloqueadores de muitas mentes.
Eu só uma pessoa com uma certa cultura geral, ou pelo menos considero-me assim, e quando ouvi a pergunta da microsoft, apesar de saber ser o Bill Gaitas (como se dizia no contra-informação) na altura só me vinha à cabeça: steve jobs, e não era uma questão de ignorância, era um "pensa rápido" que com uma jornalista de microfone em riste, acredito que possa ser algo intimidante e bloqueador de certos racicínios.
Alguns dos questionados mereciam ser banidos do ensino superior, mas outros há, que por errarem uma pergunta no meio de um questionário, podem se confundir, mas sabem as respostas...por exemplo: o do Leonardo Di Caprio, foi notória a precipitação, sabia que era Leonardo, e saiu-lhe o Di Caprio, em vez do Da Vinci, acha-o burro? eu não, acho-o precipitado, porque bastava pensar dois segundos para analisar a resposta e não lhe sair o que saiu.
E não penso que seja pelos pais, cultiva-se quem ser, mesmo enfornado no quarto, o estudante opta, ou por ver tv, ou pode ler, estudar, etc.


M.Person

Anônimo disse...

Errata:
Onde está: "Eu só...", leia-se: "Eu sou..."

Anônimo disse...

É Também a minha opinião. A educação começa em casa.Sempre estive disponivel para os meus filhos e estou orgulhosa do meu "trabalho" e principalmente deles!

Persona Naturale disse...

João X: totalmente de acordo. É o que digo, muitos não querem saber e não se esforçam para aprender. Depende das pessoas é verdade.

MP: Se o acho burro? "Esperto" não é com certeza. Pensamento rápido? A única que tinha desculpa era mesmo a do Bill Gates, pelo fundamento que invocou... agora Leonardo Di Caprio????? Tenha paciência!
Pior do que não saber, foram as respostas que deram... "Eça de Queirós? Não de certeza!"; "O Evangelho Segundo Jesus Cristo??? Deve ter sido alguém da Igreja!"... que eu saiba "Os Maias" ainda são de leitura obrigatória no secundário!

É por isto que eu não respondo a este tipo de "entrevistas", porque, obviamente, não sei tudo, sei aquilo que sei e sinto-me feliz por o saber, mas, lá está, há momentos que não nos lembramos das coisas ou não sabemos mesmo. Quem aceita falar nestas entrevistas ou vai a um programa de cultura geral está sujeito depois a ser alvo de chacota por não saber responder a algumas coisas. Está sujeito!
Mas como disse, as perguntas feitas são perguntas acessíveis e não daquelas que não lembram a ninguém.
Também acha normal duas alunas da Faculdade de Direito não terem a certeza de quem é o Presidente da Comissão Europeia? Uma a dizer "Não é o Durão Barroso!" e a outra "Não, acho que não!".

Não deixa de ter razão quando diz que se cultiva quem quer, mas eu continuo a dizer que se os pais tiverem oportunidade de ensinar os filhos, devem-no fazer.
Eu própria disse, os meus pais deram-me as bases, ajudaram-me na minha cultura, conjuntamente com os professores que tive no colégio, e a partir daí depende de mim, se quero ou não aprender mais. Depende das pessoas, mas os pais, quer queiram quer não são os principais impulsionadores da educação dos filhos. Obviamente, que depois há as pessoas (como o João X) que sabem o que sabem por incentivo próprio, porque simplesmente tiveram e têm vontade de aprender.

Anónima das 12:29: fez o seu trabalho como mãe e deve-se sentir orgulhosa, mas como diz, os seus filhos também souberam aproveitar esse seu trabalho. Mais uma vez, como o João X referiu, muitos até têm uns pais que os incentivam e ensinam, mas eles nem querem saber.

Bj

Persona Naturale disse...

João X: fui ao seu blog e já li o post sobre este tema... Muito bom!

Queria deixar comentário, mas reparei que não há comentários para cada uma das publicações, só comentários no geral, certo?

João X disse...

Se quiseres podes enviar um mail e eu publico junto do artigo. Só fechei os comentários para desincentivar as pessoas que vão para lá dizer que sou parvo só porque não gostam do que lêem.

Mas terei todo o gosto em actualizar o artigo com comentários interessantes.

Obrigado e abraço.

Persona Naturale disse...

Isso é o prato do dia. Eu nem me posso queixar... mas tenho amigos que passaram a moderar os comentários, exactamente, por causa disso.

Mas pode sempre moderar, e assim só aceita aqueles que bem entender.

Cumprimentos

João X disse...

Eu já moderava os comentários. O problema é que ter ali o formulário é um facilitador à estupidez. Assim se quiserem que se dêem ao trabalho de mandar um mail. Eu sei que é injusto para as pessoas que querem comentar a sério com boas intenções, mesmo que discordem, mas desde que o façam de forma bem intencionada.

Persona Naturale disse...

Tem razão.

Vou colocar o seu blog nos meus links.

Gosto de entrar no seu blog e dar logo de caras com uma frase de Oscar Wilde. Adoro Oscar Wilde :)

Tem muita razão quando fala n'O Senhor dos Anéis. Todos gostam muito e quando digo que o J.R.R. Tolkien foi um génio, a maioria não sabe quem é.

Cumprimentos e até qualquer dia

Anônimo disse...

Esta reportagem só teria alguma validade, para mim, se apresentassem o total de perguntas feitas, e quantas foram respondidas acertadamente ou erradamente. Felizmente alguém os deve processar, e essa informação deve chegar-nos mais cedo ou mais tarde.

Querer passar a mensagem de que no Ensino Universitário o nível de cultura geral é baixo apenas com esta amostra seleccionada a dedo, é que não. Afinal foram 10(?) perguntas a 100 alunos, o que dá 1000 respostas. Em mil, é facílimo fazer um vídeo destes com os disparates.

O que não quer dizer não haja ignorância nas nossas faculdades. E a cultura geral nem sequer tem a mínima ligação com o desempenho académico. Já vi muito, muito crominho na faculdade a tirar grandes notas (com esforço e mérito, claro), mas que mal abriam a boca para falar de temas banais, era o desastre. Por outro lado, assim de repente das pessoas com quem mais me dou, acho que há pelo menos 4 com nível de cultura geral muito acima da média e do meu. Dessas, apenas um acabou o curso, com uma nota boa, mas nada de brilhante. Os outros três não o acabaram nos 4 anos normais. Um suspendeu o curso no 4º ano 5ª matricula, outro está no 4º ano 6ª matricula, e outro está no 3º ano e prai 7ª matrícula. Isto para dizer que a cultura geral não tem nada a ver com a capacidade académica num curso superior.

Mas pronto, eu tenho um odiozinho de estimação por jornalistas, e o hábito de desconfiar sempre mas sempre daquilo que sai da boca ou punho de tais profissionais. Por isso também reclamo da pergunta do símbolo químico da água (por alguma razão a água não aparecia nas nossas tabelas de símbolos químicos), embora admita que só reparei no lapso dos jornalistas quando me alertaram para ele. E por último, e sabendo a resposta à questão, não considero que saber o que significa LOL seja considerado cultura. Nem geral nem específica LOL.

9.5

Persona Naturale disse...

É o que digo, o ser "bom aluno" na faculdade, nada tem a ver com o facto de se ter cultura geral acima da média.

Tu sabes, perfeitamente, que há um "conhecido" nosso que é uma barra em cultura geral :) e acho k é um dos que falas no teu comentário!

Como vai o IVA? :p

Bjokas

P.S.: n sei se já reparaste, mas deixei de ser rica, uma vez que o meu carro já n fica "no sítio do costume" (not Pingo Doce).

Anônimo disse...

O IVA acho que vai perder a taxa intermédia :P.
Já acabou, foi num instante. Agora estou à espera da nota.

Não reparei, porque o Passos Coelho também já não me deixa levar o meu. Só uma vez por outra xD

9.5

Persona Naturale disse...

Mas um homem que percebe tanto do IVA como tu vai ter boa nota de certeza :)

Eu ainda continuo a levar o meu, mas fica no parque dos pobres :p

Bj