quarta-feira, novembro 16, 2011

Pela Ordem e pela Pátria

Não é segredo para ninguém que gosto da Polícia. É um facto.

Acabei de ver o Linha da Frente na RTP1. A reportagem foi sobre as condições precárias da vida dos agentes da PSP. Eu sabia que muitos passavam por dificuldades e já tinha visto algumas camaratas, mas nunca tinha visto umas em tão mau estado como as que vi na reportagem. É degradante...

Se a maioria da população visse como é a vida da maior parte dos agentes policiais calava a boquinha quando a abre para dizer mal da Polícia.

Já não é a primeira vez que falo nisto aqui. Só quem passa por elas é que sabe.

Sabem lá o que é estar em casa à espera que o vosso familiar chegue são e salvo do serviço.

Ou então, estarem num convívio familiar e o telemóvel tocar e o vosso familiar ter que abandonar de imediato o convívio.

Imaginam o que é saber pela televisão que um agente policial foi morto em serviço, e não dizerem o nome dele, e nessa noite o vosso familiar estar também de serviço na zona onde o agente foi baleado e não atender o telemóvel????

Imaginem o que é acordarem de manhã e saberem que uma pessoa de que gostavam foi morta à queima roupa só porque fez marcha atrás com o carro de patrulha num bairro problemático, porque o carro não passava numa curva.

Sabem o que é uma pessoa viver com um mau ordenado, viver em condições miseráveis e acabar por levar um balázio, só porque estava a cumprir o seu serviço????

Sabem o que é estar a fazer turnos de 6 horas em pé, muitas das vezes à noite e ao frio, sozinhos e em zonas problemáticas????

Sabem o que é andar num bairro problemático a correr de um lado para o outro e saber que há a possibilidade de ficar encurralado num beco sem saída????

Sabem quanto recebe um familiar de um polícia que foi morto em serviço???

Sabem em que condições um polícia pode fazer uso da arma de fogo????

Sabem o que acontece quando um polícia usa incorrectamente a arma de fogo, quando no momento da sua utilização lhe pareceu ser o procedimento adequado face às circunstâncias????

Sabem o que é estarem ao lado de um amigo ou colega e verem este a ser alvejado????

Sabem é uma porra é o que sabem. E são essas pessoas que não sabem nada que mais apontam o dedo à Polícia.

E depois acho extraordinário tratarem as forças de autoridade como simples funcionários públicos. Nem comento isto.

Enquanto a própria sociedade continuar a tratar a Polícia como trata, a criminalidade só agradece o apoio.

O mais giro é que quando chega a hora todos precisam muito da Polícia.

Eu já disse isto aqui uma vez, a maioria das pessoas que diz que os agentes da Polícia não fazem nada deviam ir uma noitinha fazer buscas nos bairros problemáticos. Aconselho o Bairro 6 de Maio, para começar é bom. Aconselho também a levar fraldas porque depois não há tempo para limpar os rabinhos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não podia estar mais de acordo! A nossa polícia é constantemente criticada mas ninguém olha para as condições em que eles trabalham... Salvo uma excepção ou outra (também já passei por uma situação de verdadeira incompetência!), acho que são pessoas competentes e dedicadas. Uma coisa que acho que eles deviam ter era um RP, que soubesse falar para as câmaras. Porque sempre que há confusão só se ouve a versão dos "coitadinhos que são muito trabalhadores e estudiosos e que não fizeram mal nenhum". Embora ache que nem toda a gente é estúpida para acreditar nisso, há uma grande parte da população que se deixa levar pelas cantigas... enfim...

Beijinho
Petra

Persona Naturale disse...

Pois, incompetência há em todo o lado, mas há pessoas que tendem a generalizar.

Bjokas grandes

Anônimo disse...

Olá, li o teu post e não podia deixar de mencionar umas palavras, sobre a maior parte da vida da familia policial. É certo que ao longo dos anos a nossa sociedade sofreu alterações,quer de comportamento social, quer económico, etc... devido a factores que todos nós conhecemos o que originou a um aumento de crimes e cada vez mais violento, é certo.Ora isto obriga a que a Polícia evolua e saiba contornar todos os obstáculos de forma a fazer cumprir a Lei.
Sei do que falo, podes crer. Recordo duas passagens muito engraçadas na minha vida profissional, e, hoje quando falo nelas dá-me vontade de rir.
Certo dia estou na Rua do Quelhas, eram 03H00 e encontrava-me de ronda e a dada altura, num silêncio imenso, oiço um barulho atrás de mim a aproximar-se demasiado rápido. De repente viro-me e o que vejo?. Uma folha seca a rolar no passeio a vir na minha direcção. Pensei, é lá!, como é possível apanhar tamanho susto. Bom tive de me encostar por alguns segundos à parede do prédio, onde fiquei até me refazer da surpresa, depois continuei a ronda sózinha.
Outra, certo dia depois de autuar um veículo por estacionamento, chega a condutora e logo começou a disparatar, deixei falar, falar, enquanto a identificava. No fim, perguntei-lhe qual a sua profisão, respondeu:"Psicologa", só lhe disse: Lamento que uma psicologa se desoriente tão facilmente. Desejei-lhe um bom dia e segui giro.Ficou sem palavras. Muitas histórias tinha para contar. O bom desta profissão é que se convive com todas as camadas da sociedade, conhece-se todo o tipo de gente e aprende-se a lidar com um pouco de tudo.Costumo dizer que a Polícia fica feliz se tiver a seu favor 50% da população. Isto porquê? Quem se queixa, quer os serviços da Polícia, quem é acusado, dispensa-a, logo não gosta dela, mas amanhã, o papel inverte-se e lá voltamos à metade.Apesar das dificuldades que a Polícia tem, por vezes em cumprir o seu dever,é devido ao "amor pela camisola" que se cumpre o dever de bem servir, com sacrificio de horas a mais para além do estipulado e que não são pagas, etc e tal.
A ideia do Polícia ser pessoa que vem da província com a 4º classe, há muito que mudou. Temos licenciados nas mais variadas áreas que fazem a diferença. Mas atenção, um bom Polícia, não se vê pela habilitação literária. Muitos há que são excepcionais e apenas com o 12ª ano.Bom já me alonguei demais na conversa, mas a Polícia sempre foi e será um tema de conversa que atravessa gerações.
Só mais uma coisinha. O meu avô materno foi agente de Polícia e como herdei a sua profissão, a minha avó, deu-me o apito de madeira, cor preta,(por sinal muito bonito) que tinha sido do meu avô, o qual está religiosamente guardado e a verdade que se eu o ultilizasse agora, certamente, ninguém me ouvia e no tempo dele, a sua utilização era feita em caso extremo e ouvia-se de uma ponta à outra do bairro.Outros tempos.
Bem haja.

Persona Naturale disse...

Disseste uma coisa muito acertada: "Apesar das dificuldades que a Polícia tem, por vezes em cumprir o seu dever,é devido ao "amor pela camisola" que se cumpre o dever de bem servir, com sacrificio de horas a mais para além do estipulado e que não são pagas, etc e tal.".

Muitas pessoas dizem se a situação da Polícia é tão má, porque é que continuam os jovens a concorrer. Exactamente, por "amor à camisola", porque acreditamn que é nesta profissão que vão ajudar a sociedade e contribuir para o melhoramento da mesma em alguns aspectos.

Eu se fosse polícia teria todo o orgulho em sê-lo :)

Bj