quarta-feira, novembro 09, 2011

O Elo Mais Fraco e os programas do mesmo género

Ontem estava a ver O Elo Mais Fraco e as perguntas até são acessíveis, mas há pessoas que mesmo assim dão a resposta errada. Não sei se é por não saberem mesmo, ou porque a pressão para ganhar o prémio é tão grande que dizem asneira, ou então naquele momento não se lembram. Acontece aos melhores. Eu própria, às vezes quero-me lembrar de datas de factos históricos que sei que sei, mas no momento não me recordo.

Mas o pior, é que basta um destes momentos para se perder o jogo. Ontem foram estas duas perguntas que o Granger fez:

- Qual o monumento que foi inaugurado em 1940, em Belém, que ainda hoje perdura e recebe turistas diariamante? (Se não era assim a pergunta, era parecida) Ora, para além da data, que ajuda logo à resposta, há ainda a parte que diz "que ainda hoje perdura", o que quer dizer que muitas edificações dessa data deixaram de existir ,e ainda quando refere que recebe diariamente muitos turistas, o que ajuda também, pois há outro monumento que não foi demolido, da mesma altura, mas que não recebe assim tantos turistas - o Museu de Arte Popular. A resposta, obviamente, que é o Padrão dos Descobrimentos, pois foi uma das duas edificações que ficou "em pé" da Exposição do Mundo Português, os restantes foram todos à vida. Até a minha avó sabia esta, pois na altura tinha 9 anos e ainda hoje fala da Exposição do Mundo Português e diz que nunca tinha visto uma coisa tão linda :) Como era da zona de Belém acompanhou bem de perto a exposição.

Ora, o concorrente o que é que respondeu????? Torre de Belém. Priceless! Aliás, a Torre de Belém é exactamente do séc. XX. Se o Granger disse o ano, cabe na cabeça de alguém dizer Torre de Belém, que é do séc. XVI, reinado de D. Manuel I? Não sei se são os nervos, não sei sinceramente!

- Quem deu o nome de Pacífico ao oceano? O concorrente respondeu Bartolomeu Dias. Pronto, esta tenho que admitir que nem todos sabem, tinha desculpa. Mas também era só pensar um bocadinho. Bartolomeu Dias chegou ao Oceano Índico através do Atlântico e nunca passou pelo Pacífico. Aliás, o Cabo da Boa Esperança foi dobrado em 1488 e foi assim, que Bartolomeu Dias ficou "famoso". A primeira circum-navegação foi em 1519 e ficou também conhecida exactamente pela passagem no Oceano Pacífico. O nome foi dado por Fernão de Magalhães, uma vez que este Mar era muito mais calmo que o Atlântico, daí que surgiu a denominação de Estreito de Magalhães - a passagem entre os dois oceanos referidos.

Mas pronto, no momento a pessoa tem que responder e também não está no concurso a fazer estes cálculos. Mas as perguntas já foram na fase final, ou seja, naquela parte que os concorrentes até têm tempo para responder e não têm que estar preocupados com o passar dos minutos.

Mas é por isto que adoro este tipo de programas. Aliás, eu adoro todo o tipo de jogos que sejam de cultura geral, daí gostar imenso do Trivial Pursuit :)

6 comentários:

Anônimo disse...

São os nervos que bloqueiam os neurónios dos concorrentes e depois sai asneira. No sofá tudo é mais fácil.
Têm desculpa.
Quanto ao jogo, também gosto, pena é que as letras sejam tão pequenas e tenho alguma dificuldade na leitura. É da idade, eu sei.
Becas.

Persona Naturale disse...

Isso é um facto, no sofá é mais fácil.

N é a idade n, é mm a falta de vista lol lol

Bj

Anônimo disse...

No começo do Elo M.F. vi coisas imperdoáveis, com a apresentação de Granger deixei de ver, não o considero bem enquadrado no formato.

M.Person

Persona Naturale disse...

Também vi algumas respostinhas deprimentes.

O Granger não me aquece nem me arrefece.

Eu continuo a gostar, porque tento sempre dar a resposta correcta mais depressa que os concorrentes... é um exercício à minha rapidez de pensamento :p

Anônimo disse...

Concordo plenamente! O Granger não dá credibilidade ao concurso. Também deixei de ver este concurso por esse motivo.

PS. Até gostaria de ver o Granger responder a algumas perguntas... mesmo as mais simples...

Anônimo disse...

Estou esperando o dia que um concurrente responde que votou em xxxx por nao poder votar no Pedro.....