terça-feira, novembro 08, 2011

Eu e o Belenenses

Como disse à Becas num comentário, vou fazer um post sobre o Belenenses. Vai ser um post onde explico como me tornei "azul" e todo o meu sentimento pelo clube.

Aviso que deverá ser um post extenso, mas que valerá a pena, pois nunca aqui no blog publiquei um post a explicar a minha história com o Belenenses.

A minha família materna é toda da zona de Belém e sempre ouvi falar no Belenenses, como o clube da família. Por isso, sempre tive um carinho especial pelo clube. Passei muito do meu tempo em criança em Belém, e é por isso, que nunca me canso de ir lá, já para não dizer que é um sítio lindíssimo.

O único em casa que não é do Belém é o meu pai, que é benfiquista, de resto é tudo azul.

Quando era pequena, fui quase de todos os clubes, fui do Sporting, do Porto, do Estrela da Amadora, do Casa Pia Atlético Clube... mas aquele que gostava mais era do Benfica! E durante alguns anos fui do Benfica.

Não sei porquê, mas não vibrava muito com o Benfica, ficava feliz quando ganhava, mas faltava qualquer coisa. Também em parte, fui do Benfica, porque na altura era o clube da moda :p quase toda a gente era do SLB.

Com o passar dos anos, comecei a interessar-me pelo clube da família. A verdade, é que o CFB sempre fez parte da minha família, tanto que um das Torres de Belém - o Feliciano - era meu primo. Tive e tenho familiares que fizeram parte da direcção, e para todos os efeitos a minha família sempre foi uma parte activa dentro do clube.

Graças a Deus, que tenho uns pais que nunca me impingiram preferências, ou seja, nunca me disseram que tens de ser deste ou daquele clube, ficou sempre ao meu critério. Conheço casos, que a maluqueira por um clube de futebol é tão grande, que há pais que deixam de falar com os filhos, por estes terem escolhido um clube diferente do deles. Que horror!

E assim foi, comecei, realmente, a dar muita atenção ao Belenenses e sentia um bichinho dentro de mim cada vez que via os jogos. Em parte, a culpa é da minha querida tia Esmeralda e do meu querido primo Rui. Eles sempre foram azuis de coração e lembro-me, perfeitamente, que tinham a casa com artigos do Belenenses. Aliás, a minha tia tinha um coelhinho com um cachecol do CFB e com um coração azul, onde se carregava e tocava o Congratulations do Cliff Richard :) Cada vez que oiço a música lembro-me sempre do coelhinho com o coração azul!

Quando o meu tio Antoninho faleceu (o marido da minha tia Esmeralda) eu tinha quatro anos, mas lembro-me muito bem dele. Graças a Deus que tenho recordações do meu tio Antoninho. Se ele era Belenenses! Ele percorria o país, e por vezes até ia ao estrangeiro, para ver o nosso Belém. A minha tia está sempre a dizer que se o tio fosse vivo teria muito orgulho em mim, por gostar tanto do clube como gosto e de certeza que me levava com ele a todos os jogos fora.

Num jogo em casa, algum tempo depois do meu tio morrer, filmaram a minha tia Esmeralda a chorar durante o hino. Eu não vi, nem ela sabia que tinha sido filmada. O meu tio Luís, é que a viu na televisão e disse que quando o hino começou a tocar, focaram a cara dela e as lágrimas escorriam-lhe pelo rosto. Depois ao contarmos à minha tia, ela disse que era a saudade de não ter o meu tio ao lado dela a ouvir o hino, pois nunca faltava a nenhum jogo em casa. O meu tio Antoninho era tão Belenenses que até tem na "gaveta" o emblema do clube.

A última deste tipo foi quando o meu primo Mário faleceu em Setembro deste ano. Sempre disse à filha que quando morresse queria levar consigo a bandeira do Belenenses e assim foi. Só demonstra o quanto a minha família gosta do Belém.

Depois ao entrar para o Ramalhão, conheci a minha amiga Andreia V., que é sócia do Belém desde que nasceu. Não me posso esquecer do trabalho que fizemos no secundário para Educação Física sobre Os Belenenses. Foi o melhor trabalho das turmas todas :)

Com tanto CFB na minha vida, decidi ser do Belenenses. Os primeiros jogos a que fui no Restelo, foram com o meu tio Luís. Obrigada tio!

A partir daí estive sempre a par de todas as notícias relacionadas com o clube. Em 2001, decidi fazer-me sócia :) Sou sócia desde os 13 anos, uma vez que me tornei sócia no mês de Janeiro e fiz os 14 em Março. Sou assim sócia há 10 anos e sempre com as quotas em dia. Em Janeiro já tenho as quotas pagas até Janeiro do ano seguinte :)

Depois de me fazer sócia foi ir a todos os jogos em casa. Grandes tempos! Depois em 2003 inscrevi-me na Fúria Azul e fui sócia da mesma até ao ano passado.

Era sempre tão giro ir aos jogos em casa, não era Andreia? Depois às segundas tinhamos sempre conversa no Ramalhão sobre os jogos :)

O que é giro no Restelo, é que depois de algum tempo vai-se conhecendo as pessoas e mesmo que uma pessoa vá sozinha ao jogo nunca fica sozinha porque há sempre alguém conhecido.

Ainda me lembro daquela tarde em que fui eu, a Andreia, o Fábio e o André ao Restelo e andámos a tirar fotos em tudo o que era sítio :) foi no relvado, nas balizas, nos bancos dos jogadores, nos túneis para os balneários, no museu, no campo de treino... mas bom bom, foi a sessão fotográfica com os jogadores :) A minha foto preferida é aquela em que estou com o Zé Pedro e com o Carlos Carvalhal!

E aquela tarde de jogo que eu e a Andreia percorremos o estádio todo para tiramos fotos com o Neca e com o Zé Pedro?! Primeiro fomos aos cativos tirar uma foto com o Rolando, com o Filgueira, com o Tuck e com o Wilson e depois como não vimos o Neca, nem o Zé Pedro, perguntámos por eles e disseram-nos que estavam nos camarotes. Depois dissemos ao Fábio e ao André que iamos aos camarotes e o Fábio: "Devem mesmo conseguir uma foto com eles, devem devem!". A verdade é que fomos e valeu a pena :) Escusado será dizer que o Fábio depois ficou roído de inveja :p

E ainda temos (eu e a Andreia) uma foto com o Sequeira Nunes tirada numa noite ao pé da Varanda Azul.

Mas com quem eu gostava mesmo de tirar fotos era com o Marco Aurélio, esse sim, até dava gosto, sempre simpático e sempre disponível para falar com os sócios e adeptos. Tenho saudades dele, ele sim, era um Belenenses Belenenses.

São tantas recordações que tenho dos momentos passados no CFB que não consigo falar neles todos.

Outro facto engraçado, é que somos poucos mas bons. É raro encontrar alguém do Belenenses que não seja sócio, é raro aquele que é só adepto. Quem gosta do CFB gosta a sério!

Eu desde os meus 15 anos que guardava numa caixa dois emblemas para colar nos vidros, à espera de ter a minha viatura própria :)

Assim foi, a partir do momento que tive carro colei um de cada lado (lateral), tirei o galhardete do carro do meu pai (mesmo sendo do SLB não se importava de andar com o símbolo do CFB, uma vez que três pessoas no carro eram do Belém :p) e coloquei no meu e ainda comprei outro emblema para colar no vidro de trás. Qualquer condutor que se cruze comigo consegue ver de todos os ângulos a que clube pertenço :)

Já não é a primeira vez que vou na estrada e apitam-me para me dizerem que são também do CFB. A última foi no dia das últimas eleições. Estava parada no sinal ao pé das Torres do Restelo e ia com a janela aberta e há um senhor que estava parado ao meu lado e disse assim:"A senhora tem muito bom gosto!" e eu toquei no galhardete e disse "É verdade!" :)

Nunca pensei gostar tanto de um clube como gosto do CFB!

Apesar de não estar bem neste momento não deixo de gostar menos dele.

A verdade é que me preocupo com a situação do clube e sempre que posso estou presente nas Assembleias Gerais. Tanto que me preocupo que já é a segunda vez que me meto em listas candidatas aos orgãos de direcção.

O pior é que são sempre aquelas pessoas que não vão às AGs que depois criticam tudo, mas nunca as vejo a contribuir em nada para o bem do clube.

Se há as AGs há que tentar ir, ou então tentar saber depois o que foi discutido e decidido. O ser sócio não é só ir aos jogos, não é só querer saber do futebol, ser sócio é mais que isso, é ter o direito de saber como anda o clube e o dever de contribuir para o bem do mesmo.

Andei durante dois/três anos um pouco afastada da vida azul, mas agora voltei e é para regressar aos velhos tempos. Claro, que nunca será o mesmo, mas nós próprios é que fazemos as coisas para mais tarde as recordarmos com alegria.

Por isso, digo TENHO MUITO ORGULHO EM SER BELENENSES!

E o lema dos Belenenses é ser BELENENSES ATÉ MORRER!

4 comentários:

Anônimo disse...

Belém até morrer...

Concordo com tudo o que dizes... desde miúda que sinto este carinho especial pelo nosso Belenenses... E foi com muita alegria, que te vi ingressar novamente neste núcleo...adorava quando iamos ao jogo ao domingo, e segunda o tema de conversa durava o dia todo...

Andreia V.

Persona Naturale disse...

Leste tudo amiga?
Parabéns! lol

Se escrevesse assim a minha tese já estava pronta lol

Miss these days!

Bj

Anônimo disse...

Bem, isto não é um post, são memórias do teu clube.
Para comentar tenho de dizer que eu própria fui atleta do Belenenses na modalidade de Atletismo e como as minhas memórias se reportam ao ano de 1974/1975,tendo eu um pai dos antigos, não permitiu que eu participasse em provas nacionais. Isto é, tinha de me deslocar a outras cidades. Lembro-me perfeitamente que uma delas era a cidade do Porto e fui muito contente para casa dizer ao meu pai, só que a resposta foi não, e, o meu treinador, Professor Rui Mingas ficou muito triste, dizendo que se estava a perder uma grande atleta. Assim fiquei apenas pelos treinos e nada mais.(Eram outros tempos)
Em 1985, estive de novo no Estádio do Restelo para prestar provas para subir na minha carreira e adorei correr naquelas pistas, onde tinha sido muito feliz na minha juventude.
Só tenho boas recordações.
Tu quando tiveres a minha idade, pelo andar da carruagem, publicas um livro.
Bjocas.
Becas.

Persona Naturale disse...

What? Nunca me tinhas referido o facto de o teu treinador ter sido o Rui Mingas. UAU! Muito à frente!
Então já sei de onde veio o meu jeito para o atletismo :) Aliás, tenho que ir ver onde estão as minhas medalhas! Foi pena, eu ter parado durante 6anos, mas pronto :)
Eu já te disse k na Loja Azul têm lá um papel de parede com um grupo qq de raparigas e pareces tu na imagem. Para a próxima vou lá ver se ainda está lá.

Já k falas em publicar um livro, ainda hoje estive a falar nisso no ginásio, pk estava a dar numa tv a TVI e noutra a SIC, na TVI era a Fátima Lopes a publicitar o seu livro, e na SIC era o livro da Sónia Brazão. Então disse ao Miguel Skinhead que qq dia quem escrevia um livro era eu, uma vez que hj em dia já não é preciso ter qq sabedoria literária para se escrever um livro. É triste, qq badameco, actualmente, escreve um livro.

Bjoka ó atleta :)