sexta-feira, outubro 14, 2011

O meu 13 de Outubro em Fátima

O meu dia de ontem começou às cinco e vinte da manhã. Levantei-me bem cedo para preparar a merenda para a peregrinação a Fátima. Às seis e meia já estava no jardim à espera do autocarro. Seguimos depois viagem. A minha companheira de viagem foi a D. Alexandrina :) Ainda no autocarro o Padre Ricardo distribuiu folhetos com informações sobre o Santuário, o que deu imenso jeito, porque assim sabiamos os horários de tudo!

Chegados a Fátima cada um seguiu o seu caminho e por isso, eu fui logo para a Capelinha das Aparições porque às nove era o Rosário. Tive imensa sorte, fui-me chegando, fui-me chegando e consegui ficar mesmo dentro da Capelinha (como podem ver pela primeira foto). Tive como cúmplice um padre italiano que viu que eu queria ficar ali e como estava uma Irmã a dizer que já não havia espaço, porque depois o andor não passava, o senhor padre "apertou-se" e ali fiquei a rezar o Rosário de joelhos. Às dez foi a Procissão e a Eucaristia Internacional dos Doentes, e mais uma vez abri caminho e consegui ficar num bom lugar, onde vi na perfeição a Nossa Senhora a passar (segunda foto), até consegui tirar uma foto ao Padre Ricardo :)

Por lá fiquei a assistir à Eucaristia. Estava muito calor e claro que custou estar ali aquele tempo todo ao sol, mas é o sacrifício da fé, sacrifício que os crentes tomam com gosto. Foi maravilhoso!

De seguida foi a Procissão do Adeus e mais uma vez tive sorte com o meu lugar, as Irmãs e os escuteiros abriram caminho mesmo ao pé do sítio onde estava e por isso, vi a Nossa Senhora de perto (terceira foto). Como estava ligeiramente ao pé da Capelinha fiquei todo o tempo restante a ver a Nossa Senhora virada para mim (quarta foto). É muito emocionante. Eu já me emociono quando vou a Fátima em "dias normais", agora imaginem em dias das Aparições, é muito forte o que se sente e eu que sou "super" devota da Nossa Senhora toca mesmo no coração e na alma. E depois é a paz que se sente, das vezes que vou lá, os problemas são esquecidos e nem por um segundo me lembro das minhas preocupações.

Depois da Nossa Senhora retomar o seu lugar na Capelinha fui almoçar, eram treze horas. Sentei-me numa mesa com um casal de "velhotes" muito simpáticos (que eram "lá de cima", mas não me lembro de onde :p) e depois ainda se juntaram a nós quatro pessoas de Braga :) Foi um almoço de confraternização!

Não demorei muito porque tinha horários a cumprir :) Assim, despedi-me das pessoas e fui comprar artigos religiosos e lembranças. Fui à loja do Santuário, porque quando vou a Fátima nunca a apanho aberta. Grande loja, lá comprei uma lembrança para a minha tia Esmeralda e uma para mim :) Ao que parece as "pessoas cá de casa" não gostaram muito do que comprei para mim. É a vida, quem não gosta não come. Depois fui ainda comprar outras lembranças ao sítio do costume, àquele conjunto de lojinhas em forma de "U". Depois dei um pulinho à Basílica.

Às quinze tinha que estar na Igreja da SS.ma Trindade para a missa. Quando lá chego não estava quase ninguém e quando olho para o folheto que o Padre Ricardo distribuiu é que vejo que diz "15h00 - Missa, na Basílica. (Domingos e dias santos, na Ig. SS.ma Trindade)". Boa! Eram 14:47 e da Ig. SS.ma Trindade até à Basílica ainda é um bocadinho :p Fui a assapar, mas como agora estou bem fisicamente (lol) não me custou muito. Cheguei à Basílica eram 14:55 e fui logo para a frente. Não percebo porque razão as pessoas se sentam sempre atrás. Quando entrei era tanta gente que pensei que já não teria lugar e depois vi que à frente ainda havia muitos lugares. O Padre que deu a missa foi o Padre João Paulo do Brasil e tenho que dizer que gostei muito, gostei muito da Homilia.

Depois da missa fui novamente para a Igreja da SS. Trindade para as Capelas da Reconciliação e fiz uma coisa que já não fazia há muitos anos e a verdade é que quando a fiz o "Sol penetrou no meu coração", não sei explicar, mas ao sair das capelas o meu coração ardia de felicidade e nunca me soube tão bem sentir o calor do sol no rosto!
Com isto tudo eram já quase cinco horas da tarde e tive que voltar para o autocarro para regressar, mas antes fui-me despedir da minha Mãe do Céu.

E assim se passou o meu dia 13 de Outubro de 2011 em Fátima.

Nenhum comentário: