terça-feira, setembro 06, 2011

Os Veteranos que marcaram o meu 1º ano na FDL

Agora que o começo das aulas está aí à porta decidi fazer um post dedicado aos Veteranos que marcaram o meu 1º ano na FDL.

Começo por dizer que o Alexandre Guerreiro e o Dexter foram os mais importantes para mim ;)

Tudo começou no dia em que me fui inscrever na FDL. Como o meu pai estava de férias foi comigo. Conforme entro estava logo um rapaz muito simpático a acenar que depois disse: "Podem sentar-se aqui!". Esse rapaz era o Alexandre Guerreiro e estava acompanhado pelo Fred. Tirei as folhas de inscrição e havia itens que estavam a lápis e não a caneta. O Alex perguntou logo porque tinha coisas escritas a lápis e eu respondi que estavam a lápis porque tinha tido dúvidas no seu preenchimento. Passados uns segundinhos vira-se o Alex e diz: "Mas também tens dúvidas em relação ao teu sexo?" e qual o meu espanto quando vejo que me esqueci de passar a caneta a cruz na parte do sexo (lol). Então respondi: "É que fiz uma operação de mudança de sexo há pouco tempo e ainda não sei bem a que sexo pertenço!", foi o suficiente para vermos que tinhamos ambos sentido de humor ;) Depois da ajuda no preenchimento, na despedida, o meu pai quis dar uma gorjeta (lol) pela ajuda preciosa, à qual o Alex responde: "Não, não! Nós estamos aqui exactamente para ajudar!". Um homem sério portanto ;) Chega-se assim, à conclusão, que o primeiro aluno da FDL com quem tive contacto foi com o Alex!

Depois foi o dia da praxe! GRANDE DIA! GLORIOSO DIA! Eu ainda sou do tempo que se faziam praxes na FDL como deve ser!

Na praxe não estive muito com o Alex, porque andava mais interessado noutras coisas, mais o Diogo :p Mas lembro-me perfeitamente dele com a coroa de louros, qual Alexandre o Grande da Macedónia ;)

Nesse dia estava eu mais a minha amiga Zita a comparar os horários, uma vez que era da turma A e ela da B. Eu até já tinha dois horários forrados e tudo ;) Entretanto aparece o Pedro Ângelo mais o Álvaro Regueira e perguntam-nos o que estavamos ambas ali a fazer e respondemos. Iam-nos comendo vivas, e disseram: "Mas desde quando é que em dia de praxe se vêem horários?", e depois o Álvaro rasgou com a boca (sim, com a boca, porque estava forrado a plástico) o meu horário e como castigo de estar ali a ver horários, levou-me para o centro de uns quantos veteranos e obrigou-me a gritar "umas coisas" e depois ainda levei com uma garrafa de 1,5 L de água em cima.

Depois deste episódio fomos para o corredor da morte lol e enquanto estavamos na fila eis que aparecem duas raparigas (a Susana e a Violeta) a escrever PFC nos caloiros. Eu, como boa caloira que era estendi logo o braço lol e a Susana disse logo que eu é que era uma boa caloira porque entrava no espírito da praxe. E afinal o que queria dizer PFC? Pataqueirense Futebol Clube - instituição desportiva criada pelo Dexter e Companhia. A Susana e a Violeta já não me largaram e depois do corredor da morte levaram-me para o exterior e foi aí que conheci o Dexter. Ora, quando ele soube que eu era do Belenenses criou-se logo ali empatia :) e nesse instante fiquei logo a conhecer o Zica (José Piçarra), o Pedro e o Nélio! Não me posso esquecer da dança ao som da música do Quim Barreiros: "Eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha!" lol

Outra veterana que foi extremamente simpática comigo foi a Vera. Depois do dia da praxe, como morava também na linha de Sintra, foi comigo no comboio. Lá fui eu toda pintada, cheia de farinha no cabelo e com as orelhas de burra na cabeça, sim, porque tive muito orgulho em ser caloira ;) Ainda me lembro do que estava escrito nas orelhas: "Adoro a Fátinha Felgueiras"!

A minha amizade com o Alex foi crescendo e sempre me ajudou em tudo o que podia. Através dele conheci o Delfim, o Fernando e o Diogo.

Ainda me lembro de quando ele fazia parte do Cultural mais o Delfim e houve a semana de cinema na FDL. As sessões eram no Auditório. O primeiro filme foi "Queres ser John Malkovich?" e nem vão acreditar quantas pessoas estavam para ver o filme! Estavam lá três pessoas, os dois organizadores (o Alex e o Delfim) e eu (aluna). Escusado será dizer que a partir daí o Alex nunca mais se esqueceu de mim!

Tenho que dizer que o Alex estava no seu último ano quando eu apenas estava no primeiro e não se esqueceu de me dar uma fita de finalista para escrever uma dedicatória. Foi a primeira fita que escrevi na minha vida e o facto de ele se ter lembrado de mim (uma simples caloira) emocionou-me ;) Foi pena só ter desfrutado da sua companhia diária durante um ano, mas isso não foi desculpa para não comunicarmos mais um com o outro.

Alex aproveito para te dizer que foste e és em muitos sentidos para mim um exemplo a seguir, nomeadamente, no que diz respeito a lutarmos pela justiça e a remarmos contra a maré mesmo quando somos os únicos a fazê-lo.

O Dexter estava no 4ºano quando eu entrei para a FDL, por isso, ainda fomos colegas durante dois anos. Alguma vez me esquecerei dos nossos almoços na Cantina de Ciências? Onde demorava o dobro do tempo a comer porque não conseguia parar de rir com as histórias que ele, o Pedro e o Nélio contavam sobre as suas aventuras! Ou daquela vez que estava na fila na cantina e o Dexter vem por trás (sem eu o ver) e grita-me "BELÉM!"? Dei cá um salto com o susto! Ou daquela vez que os vi (aos quatro) todos equipados para jogarem futebol no campo da FDL e depois no fim perguntei ao Dexter se o PFC tinha ganho e ele estava cá com uma cara que nem precisei de ouvir a resposta à minha pergunta? lol

Nem me posso esquecer daquela Festa da Cerveja em que eu já estava no 3ºano (se não me engano) e o Dexter já na sua vida laboral e pôs-se a imitar o barulho de bombas a alto som. Basicamente estava a dizer que o seu Renault 19 que era verde, já estava tão podre que só faltavam as lagartas para ser um tanque de guerra na Tchetchénia! E tinha um julgamento no dia a seguir às 8 da matina! Grande Dexter!

De todos os veteranos, o Alex e o Dexter são aqueles que sempre estarão no meu coração. Nunca perdi o contacto com eles e mesmo hoje em dia, onde cada um de nós tem a sua vida, a amizade continua e basta eu lhes pedir ajuda seja no que for, eles prontificam-se logo a dar-me essa ajuda.

Tenho mesmo que referir isto. Eu tive um padrinho de praxe, o João Qualquer Coisa (lol), até era amigo do Dexter. Basicamente deu-me o contacto dele e nunca mais me falou, chegava mesmo a passar por mim nos corredores e não me falava. Contudo, tive muita sorte, porque naquilo que esse João Qualquer Coisa falhava, tinha em dobro da parte do Alex e do Dexter. Eles sim, apesar, de não terem sido meus "padrinhos padrinhos", foram para todos os efeitos os meus verdadeiros padrinhos.

Pela vossa amizade contínua e por todo o carinho e ajuda que me deram na FDL (melhor recepção seria impossível) um GRANDE OBRIGADA!

4 comentários:

Dexter disse...

Bem, ate fiquei comovido! A serio :) Esses tempos de faculdade foram maravilhosos, e felizmente lembro-os sempre com muita saudade. e tu por mais anos que tenhas seras sempre a minha afilhada, por isso, reverencia ao veterano!!! :)

Beijinhos grandes directamente da praia de Sao Torpes ;)

Persona Naturale disse...

;) São tempos k marcam e k ficarão sempre na minha memória.
Uns vão para a praia de São Torpes, outros contentam-se com a praia da Torre :P

Bj

Alexandre Guerreiro disse...

Bonito texto! Fico sem palavras perante as palavras que aqui foram ditas sobre mim e por saber que foram excelentes os momentos que viveste nessa altura na FDL. Lembro-me de tudo o que descreveste e se hoje tivesse oportunidade repetia tudo outra vez!

O tempo passa, mas as pessoas mantêm-se as mesmas e as amizades também: bem sabes que podes contar sempre comigo, mesmo já não sendo na faculdade. A vida continua e os laços também!

Beijo grande e obrigado pelas tuas palavras!

Persona Naturale disse...

Ó amigo ;) Como disse, és um exemplo a seguir!

Repetias tu tudo outra vez e eu também! Mesmo com as notas "não muito católicas" lol do primeiro ano eu adoraria voltar atrás no tempo e repetir esse tempo.

Eu sei k posso sempre contar ctg, pois até hoje nc me viraste as costas :)

E n tens que agradecer as minhas palavras, são palavaras sinceras de agradecimento a alguém que tanto me marcou na FDL :)

Bj