sábado, maio 07, 2011

Onde está a educação?

Hoje foi a primeira vez que vi o Padre Ricardo mesmo triste e um pouco chateado com o comportamento das crianças da Catequese na missa. Estava triste e chateado e com muita razão. Não sou a única a reparar que as crianças não sabem estar numa Igreja e muito menos numa missa.

Mas sei que é da natureza das crianças serem irrequietas e tudo para elas é uma brincadeira, mas para isso, é que existem as catequistas, para ensinar não só as Sagradas Escrituras, mas também os comportamentos a ter quando se entra numa Igreja e se está numa missa. Sinceramente não vejo as catequistas a repreender as crianças quando falam alto, correm ou riem-se alto na Igreja e durante a missa. Um simples "Xiu!" não chega, há que fazer entender às crianças que se está na casa de Deus e não no recreio, nem que para isso haja castigo. Os castigos "leves" nunca fizeram mal a ninguém e para as crianças servem na perfeição. Ainda por cima, o Padre Ricardo é uma jóia de pessoa e vê-se que adora crianças, daí ele depois de ler os Evangelhos explicar de seguida em linguagem infantil às crianças com perguntas e respostas de maneira a que elas percebam e participem.

Antes da missa começar foi o Sr. José que disse às crianças que tinham de estar em silêncio porque estão na casa de Deus e depois durante a missa foi o Padre Ricardo que lhes disse que estava muito zangado com elas porque se estavam a portar muito mal. Disseram ambos e disseram muito bem. Penso que as catequistas deviam ter isto em atenção, porque não há necessidade de serem outras pessoas a chamar as crianças à atenção, mas sim elas.

Há já muito tempo o Padre Ricardo explicou às crianças na missa que enquanto as pessoas estão a comungar as outras têm de estar de pé, até me lembro das palavras que usou: "Quando alguém vai à vossa casa, vocês sentam-se no sofá a ver televisão? Ou vão para o vosso quarto? Não, pois não? Ficam a dar atenção aos vossos convidados, não é assim? Aqui todos somos convidados para a seia do Senhor e estamos a receber o seu Corpo e Sangue e por essa razão temos de estar de pé, está bem?" E as crianças responderam "Sim". Hoje estavam todas sentadas durante a comunhão e claro que o Padre Ricardo disse desagradado "Vão-se pôr todos de pé!". Ora, mas será que as catequistas não sabem ensinar isto às crianças? Não lhes sabem dizer "Levantem-se!"? Ainda por cima, depois de o padre dizer às mesmas o que têm que fazer? É normal que as crianças não se lembrem, mas por isso, é que existem os adultos para as guiar.

Hoje estavam impossíveis! O Padre Ricardo parou a missa umas quantas vezes para olhar para as crianças que se estavam a portar mal e acreditem que ele nem é de ralhar com ninguém, mesmo quando adultos se comportam como crianças na missa.

Se eu fosse catequista sentia-me mal por o padre estar desapontado com o comportamento das crianças que estão à minha guarda e educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a mensagem. A casa de Deus é para respeitar.As crianças, desde que ensinadas sabem diferenciar os locais e a atitude a tomar em cada lugar.
Talvez as catequistas tenham entendido a mensagem do Padre Ricardo.
Haver vamos na próxima missa.
Até lá.
Becas.

Persona Naturale disse...

Achas que entenderam? Eu acho k n lol

Vamos ver.

Bj