domingo, janeiro 30, 2011

Comportamentos na missa

Há já algum tempo que ando para escrever um post sobre os comportamentos que vejo actualmente nas missas.
Há duas igrejas que frequento: a de Belas e a de Agualva (Santa Maria). Actualmente frequento a de Belas, uma vez que é a minha paróquia. Mas como durante muitos anos morei no Cacém continuo a ter um carinho especial pela Igreja de Agualva.
Fez ontem uma semana (dia 22) que decidi ir à missa em Agualva, para ver se estava tudo na mesma, se o padre ainda era o mesmo e por isso, quem não me viu na missa de Belas já sabe porquê lol
Agora vêm os comportamentos ;(
Mal a missa tinha começado começa uma criança por volta dos 5 anos a fazer um enorme barulho, são crianças e tem-se de dar desconto. O pior foi quando começou a gritar e a correr nas galerias. Aquilo parecia um recreio. As crianças não têm culpa, a culpa é dos pais. Às tantas já estavam todas as pessoas a olhar para ver o que se passava e a criança a continuar a correr alegremente de um lado para o outro e a gritar, já para não falar no eco dos gritos. Pior, foi a mãezinha da criança encostada a uma coluna de braços cruzados e ainda a achar muita graça à correria e barulheira do filho. Nem por um um segundo foi capaz de chamar a atenção do filho. O barulho era tal que houve partes da "palavra de Deus" que nem ouvi.
Para além deste "incidente", qual o meu espanto quando reparo que uma das senhoras que estavam a recolher o ofertório estava de chapéu. Ia-me passando, mas desde quando é que se está de chapéu na missa? A única hipótese que vejo é quando se trata de casamentos, e as mulheres vão todas "pipis" com os chapéus nas cabeças. Ora, não se estava a celebrar nenhum casamento, nem aquele chapéu era de cerimónia. O chapéu era daqueles impermeáveis tipo panamá. Depois do ofertório, a dita senhora vai para o lugar e vejo que a senhora que estava ao lado dela também tinha um chapéu igual. Como eram impermeáveis até pensei que houvesse alguma infiltração no tecto, que originasse o pingar de água (joking), mas não!
Acabaram os comportamentos indevidos na missa de dia 22.
Passando agora para a missa de ontem na Igreja de Belas.
Primeiro tenho a dizer que foi muito bonita, uma vez que se celebrou o baptizado da Benedita (até rimou).
Mas tanta "bonitez" foi interrompida por duas crianças. Eu costumo ficar atrás, ao pé da porta lateral. A missa ainda não tinha começado e já estava um menino a brincar no corredor com um avião pequenino com rodinhas. Lá pensei: "Isto é agora porque ainda não começou, depois deve parar!". Então não parou?! Foi a missa toda...
Depois deve ter guardado o avião e passou a brincar com uma moeda de 50 cêntimos. Para ajudar à festa ainda se lhe juntou a irmã. O barulho era horrível, falavam alto, mandavam a moeda ao chão e aquilo sempre a fazer o "plim plim" característico de uma moeda a bater no chão. O senhor padre a dar a missa e as crianças a correr pelo corredor fora. Mais uma vez as pessoas já fartas começaram todas a olhar e os paizinhos das crianças nem se mexeram e ainda (mais uma vez) achavam muito graça à brincadeira dos filhos.
Outra, estava uma rapariga ao meu lado com bóina na cabeça e depois na altura que as pessoas estavam a comungar pôs-se a mãe dela a falar de vernizes e se aquele verniz lhe ficava bem, até parecia que estavam no café!
-
Passemos às alegações (lol):
- Sempre me ensinaram que nunca se corre numa igreja (a não ser que haja alguma tragédia ou necessidade lol);
- Sempre me disseram que nas igrejas é para se estar em silêncio e se tem-se de falar que seja baixinho;
- Os pais têm que educar os filhos e ensinar-lhes como se deve estar numa igreja, e se não conseguirem não ponham lá os pés, porque as pessoas que vão à missa é para ouvirem a palavra de Deus e estar em oração;
- As igrejas não são infantários, nem creches, nem recreios para se brincar, muito menos à hora das missas;
- Sempre me ensinaram que os homens não podem estar de chapéu nas igrejas e não é bonito as mulheres também os usarem, tendo como excepções os chapéus de casamento, lenços e véus, mais usados nas aldeias, excluindo assim bonés, chapéus, panamás, bóinas, toucas e afins.
-
Peço por isso, que respeitem a casa de Deus, porque ele não obriga ninguém a lá ir e se é para fazer barulho o melhor é não irem.

3 comentários:

Joaninha disse...

tas indignada miga!
bj
helena

Miguel Pereira disse...

Caso nunca te tenha contado, conto-te agora:

Também me ensinaram que não se deve correr numa igreja, mas para mim, estar a assistir a uma missa era (e é)uma tragédia e sair de lá uma necessidade. Portanto um dia, tinha eu os meus 8 anos, ainda o padre não tinha acabado "o ide em paz e o Senhor vos acompanhe" já estava eu a correr para a porta.

O problema é que apenas há uma entrada e a maior parte do quorum ali reunido não tem muita mobilidade, não só por força da idade como também porque, vá se lá entender, não estão desejosos de sair dali, pelo que a supra citada porta rapidamente ficava bloqueada.

Esse fatidico dia não foi excepção, apesar de fintar meia igreja, quando chego à porta, um mar de velhotas entre mim e a liberdade. Ora o pequeno Miguel Pereira não era gajo para se render à adversidade portanto toca a abrir caminho pela muralha de naftalina. Aparentemente devo ter pisado os calos de alguma porque levei com uma sombrinha na cabeça.

Moral da história:

hipotese A) Existe algures um ser com poderes que escapam à compreensão que também não gosta que corram nas Igrejas.

hipotese B) A velhota, apesar de ter acabado de assistir à santa Missa não encontrou na sua alma caridade suficiente para poupar uma criança a uma pancada e uma vez que não soube dar o outro pé irá para o Inferno.

Assim, ou temos uma velhota a crepitar no Inferno ou um Deus picuinhas. Nunca uma história que refere Deus e Igreja teve tão pouco moral.

Persona Naturale disse...

Helena: claro!

Miguel Pereira: só tu! Mas aqui também acontece isso lol eu costumo esperar que o padre saia, mas depois vou-me logo embora, mas há pessoas que ficam lá e depois como a Igreja de Belas é pequena e só se sai pela porta principal fica tudo "engarrafado" à saída, já para não falar que depois ainda estão à porta os "escutas" a vender calendários e bolos lol lol Leva-se uma eternidade pa se sair!

E ainda por cima a missa demora cerca de 1 hora e meia, ao contrário da do Cacém k demora 40 minutos. Contudo, a missa de Belas é mais bonita, primeiro pk o Padre é mto melhor do k o do Cacém, há muita juventude, ao contrário da outra pk o padre fez o favor de "expulsar" a camada jovem da igreja há uns anos (missas do meu tempo de adolescente) e porque há mais união entre a população!
-
Escusado será dizer que merecias um raspanete dos teus responsáveis lol lol lol

Boa sorte pa sexta!

Bj