quinta-feira, setembro 23, 2010

Manifestação da PSP


Eu estou com a PSP.
Muitos comentários li sobre a manifestação. A manifestação é para reinvidicar a efectivação das promoções em todas as categorias profissionais e a colocação nas novas posições remuneratórias.
Contudo, há pessoas que continuam a ridicularizar a polícia.
Acho graça a quem diz que a lei é para se fazer cumprir e se interrogam porque razão é que a polícia não mete os bandidos na prisão.Quem faz este tipo de comentários que leia o Código Penal e principalmente o Código de Processo Penal. Devem pensar que é chegar lá e levar para a prisão e está tudo resolvido.
Agora pensem numa situação em que o agente da polícia "apanha" um individuo e este é levado a tribunal e depois o tribunal manda-o para casa. Será que são os polícias que têm culpa? Ou será que é lei que cada vez mais defende os criminosos? E será que não é de uma pessoa ficar frustrada?
Realmente, com tão pouco apoio do povo e com falta de leis (realmente) punitivas dá animo a alguém andar a "prender" pessoas?
Os polícias não são heróis de banda desenhada.
Nem sequer podem fazer uso da arma de serviço. Desculpem, fazer uso podem, mas têm de atender a não sei quantas regras. E claro, um agente numa perseguição vai mesmo pensar nos artigos todos do Decreto-Lei nº 457/99 de 5 de Novembro e caso não respeite os ditos artigos leva uma "cacetada" em cima e ainda se habilita a estragar a sua vida profissional.
Sinceramente, mais vale deixar o "gajo" fugir.
Depois se o agente tem o azar de matar o "gajo" leva com a população toda em cima, porque afinal a pessoa que ele matou até era uma jóia e não fazia mal a ninguém, praticamente era um santo.
Se as pessoas que tanto mal dizem das forças de segurança, fossem só por uma noitinha andar no terreno, e com isto digo, andar em plenos bairros a fazer rusgas e perseguições, garanto que mudavam logo de opinião.
Porque essas pessoas são normalmente aquelas que sabem que o seu emprego não as leva à morte e nem o cônjuge e os filhos estão com o coração nas mãos com medo que o seu querido familiar não regresse mais a casa.
Há pessoas que se queixam das horas que trabalham por dia, agora imaginem o que é estar 24 horas sem ir à cama e estar sempre a trabalhar durante essas horas. É bom não é?
Muitas pessoas pensam que situações de tiroteio, perseguições perigosas, becos sem saída só acontecem nos filmes e nas séries televisivas.
Pois é o prato do dia e quem anda no terreno é que sabe por aquilo que passa.
Se muitas das pessoas que dizem mal da polícia fossem como eu já disse, uma única noite fazer o serviço dos polícias num bairro problemático, borravam-se todas e nem havia fraldas Dodot que as salvasse.
Sabem o que é estar num almoço de família e o telemóvel tocar de repente e deixar o que se está a fazer para ir a correr para o serviço? Pior, estar uma pessoa de férias descansadinha da vida e o telemóvel sempre a tocar porque há questões que têm de ser resolvidas naquele momento?
Lá vai o tempo em que a população tinha um enorme respeito pela polícia. Agora gozam com ela e há muitos que até acham que deveria deixar de existir (deve ser para rir com certeza).
Agora até se vê mães que quando os filhos se portam mal dizem "Olha se te continuas a portar mal eu chamo o polícia e ele leva-te preso e depois ficas longe da mãe", ou seja, criam logo à criança um medo da polícia. No meu tempo não era assim, antes pelo contrário. Como sempre andei muito de transportes com a minha avó em Lisboa ela dizia-me sempre "Filha, se um dia te perderes e vires um polícia vai logo ter com ele e dizes que te perdeste, porque o polícia é amigo".
É claro que nem todos os polícias são bons profissionais, pois isto acontece em todas as profissões, mas a população tende a colocar todos no mesmo saco.
Se acham que a criminalidade está bera agora (eu não acho, tenho a certeza), se não houvesse polícia garanto-vos que isto era o fim do mundo. Se já com polícia é o que é, então sem ela era o apocalipse.
Por isso, antes de abrirem a vossa boca de veneno, pensem bem antes de dizer seja o que for sobre as forças de segurança, porque só quem está lá é que sabe por aquilo que passa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou de acordo, dado que a profissão em causa não é nada fácil de desempenhar, uma vez que a intervenção policial, em casos mais delicados, o Agente tem de ponderar a decisão e, podes acreditar que nem sempre é fácil de assumir, dado que poderá estar em causa a liberdade do cidadão, seus direitos, etc.
Têm de ponderar sobre a medida a ter perante a situação que se lhes depara. Costumo dizer que o Agente na rua é o juíz, tendo em conta a moldura penal, o que nem sempre agrada a todos.
Costumo dizer que se 50% da população estiver do lado das forças de segurança já é muito bom.
Parabéns a todos aqueles que fazem parte das Forças de Segurança, lutem pelos vossos interesses e tenho a certeza que a maioria das pessoas ainda gostam de os ver nas ruas.Fazem-nos muita falta.
BJ.
Becas.

Persona Naturale disse...

Pois, mais essa responsabilidade.

A mim pelo menos faz mta falta.

Bjokas

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

LOL...quando vi a manif lembrei-me logo de ti...lá estava aquele polícia que tu dizes...lol

beijinhos

Persona Naturale disse...

Pois pudera!
É o paulo Rodrigues, presidente da ASPP.
Ui... lol

Bj