quinta-feira, julho 01, 2010

Professor Saldanha Sanches

Com a falta de tempo para vir aqui ao blog pelas razões que já referi, não falei do Professor Saldanha Sanches e não queria deixar de o fazer.
Foi com grande mágoa que na manhã do dia 14 de Maio recebi uma SMS do meu pai a dizer que o Professor tinha falecido.
Foi um dos meus professores do 1ºano, dava-me Economia Política.
Já não falando da importância que teve contra o fascismo em Portugal, sempre foi uma excelente pessoa e não digo isto só porque morreu.
Era dos poucos professores que me falava fosse onde fosse, corredores da FDL, no metro... tinha sempre um simpático "Bom dia, como está?" ou "Boa tarde, como vai?".
Tive muitos professores que quando passavam por mim e eu os cumprimentava nem me abriam a boca para responder e hoje continuo a ter desses.
Era um homem recto, simpático e justo.
Não me posso esquecer que quando estava a repetir Economia no 2ºano o assistente da prática não estava muito dado a deixar-me assistir às aulas e a dar-me avaliação continua. Por esta razão fui tentar a minha sorte com o Professor Saldanha. Quando lhe falei do sucedido, o Professor disse: "Minha senhora, tem todo o direito em ter avaliação continua, é igual aos seus colegas. Fale novamente com o assistente. Tem todo o direito."
Quantos professores fazem isto? A maioria diz logo que fica à responsabilidade do assistente e alguns ainda estipulam que quem é repetente pode assistir às aulas, mas não poderá ter avaliação contínua.
É assim que se vê do que é que são feitas as pessoas e o Senhor Professor merecia e merce todo o respeito.
Por isso, será sempre lembrado pelos seus alunos. Prova disso foram as várias mensagens colocadas na FDL (ver fotos).
-
Até sempre Professor.

Nenhum comentário: