sexta-feira, julho 02, 2010

Amor, amour, liebe, amore, love, liefde, armastus, grá, mïlestïba, meilė, dragoste, láska, ljubezen, kärlek...

Como acabei de escrever no blog da Helena de Tróia o AMOR não é pêra doce.
Isto é tudo muito bonito, muito romântico, mas nem sempre é assim e não deixamos à mesma de amar a pessoa que amamos.
Chego à conclusão que o "e viveram felizes para sempre" não passa duma frase num filme qualquer da Disney lol
Quando se ama alguém, nem tudo é um mar de rosas.
Há muitos obstáculos para superar.
No início pensamos que tudo é mágico, é maravilhoso... sim, porque a sensação de estarmos apaixonados por alguém não tem explicação, é uma coisa única, é andar com a cabeça na Lua, é estarem a falar connosco e nós a olharmos para o infinito, é a melancolia, é andar nas nuvens...
Mas depois assentamos os pés na terra e temos de lidar com a realidade e nisto falo dos problemas do dia-a-dia, o saber estar com essa pessoa, os temas a discutir, aprender a lidar com feitios que nada têm a ver com o nosso, o saber "alimentar" a relação, saber dar a volta quando tudo dá para o torto.... Isso sim, é o amor.
O amor não é mais do que uma ciência a estudar ao longo da vida.
Como tudo na vida, nem sempre as coisas são como nós queremos, e no amor também é assim.
Por esta razão é que muitas pessoas não aguentam uma relação, porque como disse, no início é um mundo utópico, onde se ama com toda a intensidade e depois não sabem lidar com o que vem depois.
Muitos falam "no cair na rotina". Claro, que ser sempre o mesmo não agrada a ninguém, mas garanto que muitas vezes a rotina vem e há que saber lidar com ela, porque nem todos os dias há disposição para a quebrar. Lá está, há que lutar contra ela, mas haverá vezes que não se torna possível.
Chego à conclusão que historinhas felizes de amor sem problemas nenhuns, onde tudo é cor-de-rosa só existem nos filmes.
Por isso, quem pensa que o amor é sempre lindo, maravilhoso desengane-se porque tem muita merda à mistura.
Aprendam a vivê-lo no dia-a-dia, mesmo que naquele dia que até queriam que fosse perfeito não o foi. Nem sempre é possível e mesmo que dê origem a uma discussão, enfrentei-na, não deixem de dizer aquilo que sentem, mesmo que magoe a pessoa que amam, porque se não o dizem na altura certa, depois será tarde demais.
O amor também é feito de mágoa, dor, sofrimento... mas não é por isso que deixa de ser delicioso.
E claro, não se esqueçam da desilusão em relação aos sonhos que tinham, porque na maioria dos casos é o que acontece. Sonhamos com uma coisa e depois é tudo ao contrário.
Nem todas as histórias de amor têm de começar e terminar da mesma maneira.
-
Frase que caracteriza verdadeiramente o amor:
"O amor é fodido" - Miguel Esteves Cardoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Calma, muita calma, tudo se resolve e o dialogo é muito importante. Há muita contrariedade em tudo nesta vida e o amor não é excepção.
Somos livres no pensamento, mas nas acções já implica contenção para que se respeite o intímo de todos que estão à nossa volta.
Há dias assim, melancólicos,isolarmo-nos do resto do mundo, mas depois passa e vem a alegria contagiante de quem é jovem e tem uma bela vida pela frente.
Bj.
Becas.

Persona Naturale disse...

Oh yeah!

Bj