quinta-feira, julho 19, 2007

Resposta ao desafio do Blog Ipsis Verbis

Depois de ter sido desafiada pelo meu amigo DJ através do seu blog Ipsis Verbis, aqui estou eu para responder ao desafio! O desafio consiste em escolher os 5livros que mais me marcaram até hoje e por isso aqui vai:
1. "O Nome da Rosa", Umberto Eco. O primeiro livro que me marcou em geral pela minha paixão por história e em especial pela Idade Média. Uma obra que retrata um Sherlock Holmes do séc.XIV. Um livro cheio de mistérios por desvendar, onde a experimentação naquela altura era considerada herética. Aconselho todos a ler, nomeadamente quem está a tirar o curso de Direito, pois já não é a primeira vez que muitos assistentes fazem referência à obra para nos explicarem a matéria. Foi o livro que mais li, pelos menos quatro vezes já foi lido (é verdade).
2. "Odisseia", Homero (Adaptação em prosa por João de Barros). Um livro que li no 6ºano de escolaridade e desde aí que sempre foi um dos meus favoritos. Neste livro narram-se as aventuras do corajoso Ulisses e através dele se toma conhecimento da civilização grega.
3. "O Doutor Jivago", Boris Pasternak. Trata-se de um romance autobiográfico. A obra fala da vida de personagens pré-revolucionárias na Russia. Assim, o Doutor Jivago vê-se num mundo onde o amor e a guerra coincidem. Um romance que me foi impossível passar depercebido. Hoje Pasternak é mundialmente famoso devido a esta obra. Saída em Novembro de 1957 em Milão, no próprio dia do lançamento esgotou os 6000 exemplares da edição, com publicações sucessivas na América e na Europa.
4. "Polícias Sem História", Francisco Moita Flores. Um livro que trata da realidade nua e crua da vida da polícia portuguesa. Marcou-me pelo facto de eu viver debaixo dum tecto com dois polícias e ver que na obra a vida de polícia está muito bem retratada. Um livro que aconselho às pessoas que só sabem dizer que a polícia não faz nada e que até tem uma vida muito facilitada, ou seja, ganham até muito bem para aquilo que fazem. De certeza que depois da leitura deste livro vão mudar de opinião.
5. "Não Sou O Único", Helena Reis. A minha última aquisição. Posso dizer que de todas as obras biográficas esta é sem dúvida a melhor. Como não é novidade para ninguém, o livro relata a história de vida do Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, escrita pela sua irmã "Leny". Um livro que nos leva à maneira mais feliz de viver a vida e à maneira mais triste e medonha de a viver. Conta os altos e baixos do Zé com uma escrita magnífica que prende qualquer um à leitura durante horas. Eu já o li e pena tenho de já ter acabado. Convém referir que demonstra também a importância que o Zé teve na expansão do Rock Português, referindo-me não só ao percurso dos Xutos mas também da preocupação dele em expandir os seus conhecimentos musicais para que com eles lançasse novos grupos que hoje vingam no mundo da música.

Toca agora a desafiar outros cinco:

- Helena de Tróia

- Lady Bird

- O terceiro que queira ser desafiado

- O quarto que queira ser desafiado

- O quinto que queira ser desafiado lol

Um comentário:

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

aceito o desafio , mas vais ter k esperar... pk o meu sapo pré-pego nao ta nos melhores dias, ja pa nao falar no virus k kontinuo o ter no pc =P