segunda-feira, dezembro 18, 2006

SOS Hepatites

Tendo contribuido com a compra do bilhete (para o concerto dos Xutos) para ajudar a SOS Hepatites, e por o Zé Pedro ser padrinho desta causa, não posso ficar indiferente a uma doença que já conta com 200 milhões de infectados, 5 vezes mais que a Sida. A Hepatite C já ganhou o estatuto de epidemia . Uma realidade para a qual Portugal contribui com cerca de 150.000 doentes.
O mais assustador é o desconhecimento que existe em relação à doença e à sua principal característica: a falta de sintomas. O que origina que os seus portadores não sejam tratados a tempo de evitar males maiores, como a Cirrose, ou o Cancro Hepático.
Antes do concerto a SOS Hepatites andou a distribuir folhetos com perguntas e respostas sobre esta terrível doença. Por isso, aqui irei expô-las para que todos tirem as suas dúvidas.
O que é a Hepatite C?
Com origem no vírus C, esta Hepatite ataca e destrói o fígado de forma lenta e silenciosa, podendo evoluir no corpo do portador ao longo de 20 anos, sem causar qualquer sintoma. Esta característica é a sua principal arma, originando que muitos casos só sejam diagnosticados quando a doença já progrediu para Cirrose, ou Cancro Hepático.
Como é que se transmite a Hepatite C?
A Hepatite C transmite-se quase exclusivamente através do sangue.
Por isso, hoje em dia, dois terços das novas infecções verificam-se através do partilhar de utensílios empregues no consumo de drogas injectáveis ou inaladas. No passado, a maior fonte de contaminação foram as transfusões sanguíneas, na altura ainda não sujeitas a um rigoroso rastreio de dadores. Igualmente perigosos são os acidentes com instrumentos perfurantes e cortantes, nomeadamente os utensílios de manicura, pedicura, ou os utilizados para piercings e tatuagens.
Como é que não se transmite a Hepatite C?
Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sémen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre transmissão do vírus C através de abraços, beijos, ou pelo partilhar de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém de ocorrência muito rara e acredita-se que só ocorre quando se verificam sangramentos durante o acto sexual.
Quais os comportamentos de risco para os quais é fundamental efectuar o teste de detecção?
  • Indivíduos que receberam transfusões de sangue ou que se subteram a hemodiálises antes de 1992;
  • Consumidores de drogas injectáveis, inclusive aqueles que o fizeram apenas uma vez, de forma compartilhada, em qualquer época da sua vida;
  • Pessoas que apresentem resultados transaminases anormais, ou evidências de dano hepático;
  • Profissionais de saúde, após acidente percutâneo ou nas mucosas com sangue contaminado, mesmo que esse acidente tenha ocorrido há muito tempo atrás;
  • Filhos cujas mães estão contaminadas com a Hepatite C;
  • Doentes renais em hemodiálise, hemofílicos e contaminados pelo HIV/SIDA;
  • Ex-combatentes do Ultramar.
Quais os comportamentos onde o risco é menor, mas continua presente, e quem deve efectuar o teste de detecção?
  • Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Consumidores de cocaína inalada;
  • Pessoas com tatuagens e piercings;
  • Transplantados que receberam tecidos, como córneas, pele, esperma ou óvulos.

Como é efectuado o teste de detecção?

O teste de detecção, denominado ANTI-VHC, não é mais do que uma simples análise ao sangue, praticamente indolor e totalmente gratuita, tanto ao nível da assistência médica estatal como privada. Por isso, já sabes, se pretendes efectuá-lo, basta pedires ao teu médico.

A quem deves recorrer se o teu teste for positivo?

Em primeiro lugar deves recorrer ao teu médico de família que, posteriormente, irá encaminhá-lo para uma consulta da especialidade (hepatologia, gastrenterologia, ou infecciologia) existente no hospital da tua área de residência.

Complementarmente, podes recorrer à Associação SOS Hepatites, onde te serão dadas todas as informações e apoio que precisares.

Objectos que não deves compatilhar com ninguém:

  • Seringas, agulhas, caricas para "caldos", algodão e utensílios para "snifar";
  • Lâminas de barbear;
  • Escovas de dentes;
  • Tesouras e alicates de unhas;
  • Aparelhos para piercings e tatuagens.

Trata da Hepatite C antes que ela trate de ti.

Fala com o teu médico.

Sabe mais sobre a Hepatite C através do:

www.soshepatites.org.pt.

2 comentários:

Anônimo disse...

SOS HEPATITES!
Um tema bastante importante e comum no nosso dia a dia só mesmo tu chavaleca para se lembrar de revelar aspectos importantes e fundamnetais para a humanidade!
Assim é que é!
Surpreendes me smp e pela positiva..aspectos negativos p ti: NENHUM!! ADORO_TE!

Chavaleca

Anônimo disse...

Hello. And Bye.