sábado, dezembro 02, 2006

Jesus Christ Superstar










Quem não se lembra do filme (musical), da década de 70, Jesus Christ Superstar?
Tudo bem, não é do nosso tempo (1973), mas é do tempo dos nossos pais, e de certa maneira marcou-me desde os tempos em que era criança. Desde então passou a ser um filme de minha eleição.
Para mim o melhor musical de todos os tempos. Desde a banda sonora, as coreografias, o espaço físico, aos actores constitui a mais moderna história da vida de Cristo.
Posso dizer que a banda sonora é ainda hoje "música para o meu ouvido".
Foi um filme que me marcou, talvez pela importância que teve para os meus pais e tios aquando da sua estreia no cinema (o meu tio foi vê-lo três vezes). Por esta razão, tenho o filme em casa desde criança.
Tocou-me, principalmente, porque foi através dele que tive conhecimento da história (embora moderna) de Jesus Cristo. Ainda hoje, quando o vejo, liberta em mim um sentimento de tristeza. Mas não vou falar de crenças.
O que me indigna é saber que um filme que marcou uma geração, um filme que esgotou salas de cinema, um filme que ficará sempre na memória de quem o viu, não seja escolha para passar nos canais televisivos, nomeadamente na época da Páscoa.
Chega-se à Páscoa e os filmes são sempre os mesmos: A História de Jesus Cristo, Os Dez Mandamentos, a Bíblia, a Túnica, etc... Agora a escolha deve ser outra: A Paixão de Cristo.
Será que já não basta a Páscoa ser um periodo para alguns (católicos) de tristeza pela morte de Cristo, ainda têm de pôr filmes pesados e alguns secantes, para aumentar a agonia??? E para aqueles que não são crentes, será que não se lembram que não ligam a esses filmes???
Ponham no ar Jesus Christ Superstar! Agrada a ambos os lados. Aos crentes por ter a história de Cristo contada através da música, e aos não crentes por ser um espectáculo único de coreografias espectaculares e vozes magníficas.
Jesus Christ, Jesus Christ,
Who are you? What have you sacrificed?
Jesus Christ, Superstar,
Do you think you're what they say you are?

5 comentários:

Anônimo disse...

miga concordo c td o k dissest... tms d por um ponto final no k diz respeito aos filmes passados na pascoa. sao smp os mesmos, uma pessoa fica cansada pk tds os anos é a mm coisa, e nm kero imaginar as pessoas k n sao crentes, devem ficar aind piores k nos... bjos

LEONOR COSTA Editora JFD disse...

Olá,
Estou fazendo pesquisa de material para compor o blog do fã-clube deste filme e cheguei a seu post.
Convido-a a visitar meu blog e deixar lá sua opinião.
O endereço é http://jc-superstar.blogspot.com.

Ah, eu edito também um site sobre dança de salão brasileira. Se tiver curiosidade em conhecer o assunto (vídeos, notícias, dicas, etc), o endereço é http://leonordancenews.blogspot.com

Abraços e parabéns pelo seu blog.

Persona Naturale disse...

Leonor Costa já deixei um comentário no seu blog acerca do filme Jesus Christ Superstar.

Com os melhores cumprimentos

LEONOR COSTA Editora JFD disse...

Olá,
Agradeço seu comentários. Achei seu blog super legal. Vou deixar seu link no meu, ok? Abraços.

LEONOR COSTA Editora JFD disse...

Olá,
Agradeço sua visita ao meu blog. Quanto à consulta sobre o post, muito me alegraria ver divulgado o meu trabalho - e ver que ele chegou tão longe. Se puder colocar um link em sua relação (ou permitir que eu o faça) também agradeceria. Abraços,