segunda-feira, setembro 30, 2013

Hoje está um óptimo tempo...



...para ir a Sintra!

O Verbum pro Verbo está de...

...PARABÉNS!

Parece que foi ontem que fiz o blog. A verdade é que já se passaram 7 anos.
No dia 30 de Setembro de 2006 decidi criar um blog e tive obviamente muitas influências.
A primeira delas foi o saudoso blog Bar Velho. Blog criado por veteranos da FDL, onde se encontrava o meu amigo Alex Guerreiro. Desde que soube que existia um blog que retratava a vida na FDL (e não só) passei a acompanhar de perto todo o tipo de publicações que por ali apareciam, passando a comentar as mesmas.
Depois as minhas ilustres "colegas", leia-se Lady-Bird e Helena de Tróia, criaram também blogs, e era divertido ver as publicações e comentar. Decidi então que estava na altura de criar o meu próprio blog.
E assim nasceu o VERBUM PRO VERBO - Palavra por Palavra.
Como reparam rapidamente é um blog pessoal. Houve alturas em que comentei muito, outras nem tanto, mas nunca desisti, e tentei sempre dar aqui um pulinho.
Nunca pensei se o meu blog duraria muito ou pouco tempo, fui escrevendo à medida que me apetecia. Para todos os efeitos sabe-me muito bem publicar :) e fico muito feliz ao saber que passados 7 anos o blog continua activo. Em parte é culpa também dos meus leitores, que continuam a comentar, porque isto de fazer publicações e não ter comentários é uma chatice!
Por isso agradeço muito a todos vocês que contribuem para que o VERBUM PRO VERBO não morra - Muito obrigada!

domingo, setembro 29, 2013

Quero muito ir



 Quem alinha comigo?
Fico-me só pelo Bairro Alto :)

sábado, setembro 28, 2013

sexta-feira, setembro 27, 2013

Já que falei no Luís Guerreiro...

...deixo-vos este vídeo magnífico de três espectaculares profissionais (não deixem de ver).

Guitarra portuguesa: Luís Guerreiro
Guitarra acústica: Marco Rodrigues
Baixo acústico: Vasco Sousa

Filme de hoje (finalmente)

ADOREI!
ESPECTACULAR!
BRILHANTE!
O MELHOR FILME DO ANO!

Que surpresa ter visto o Luís Guerreiro :) não fazia ideia que entrava no filme, ainda por cima a acompanhar a Catarina Wallentstein. Já me tinham dito que ela canta Fado e bem, mas nunca a tinha ouvido! 

Fica aqui o vídeo para verem o Luís mais a Catarina :)

quinta-feira, setembro 26, 2013

Fado para hoje (com grandes músicos)

Fado Loucura

Sou do fado
Como sei
Vivo um poema cantado
De um fado que eu inventei

A falar
Não posso dar-me
Mas ponho a alma a cantar
E as almas sabem escutar-me

Chorai, chorai
Poetas do meu país
Troncos da mesma raiz
Da vida que nos juntou

E se vocês
Não estivessem a meu lado
Então não havia fado
Nem fadistas como eu sou

Esta voz
Tão dolorida
É culpa de todos vós
Poetas da minha vida

É loucura,
Ouço dizer
Mas bendita esta loucura
De cantar e de sofrer

Chorai, chorai
Poetas do meu país
Troncos da mesma raiz
Da vida que nos juntou

E se vocês
Não estivessem a meu lado
Então não havia fado
Nem fadistas como eu sou

Adoro este fado, e para quem gosta de Fado tem muito sentimento.
Coitada da Mariana que me aturou durante o fim de semana no Gerês a ouvir-me cantar este fado!

Espero que gostem de ouvir, pois escolhi um vídeo onde estão dois "mestres" do Fado, o Mestre da guitarra portuguesa - António Chainho -  e o "mestre" da voz sublime - Marco Rodrigues. Não me posso esquecer também do excelente baixista André Moreira :)

As uvas da Casa do Sol

quarta-feira, setembro 25, 2013

Música para hoje

Lonely Boy - The Black Keys

Espero que gostes maninha :)

terça-feira, setembro 24, 2013

Cheira-me que...

...Outubro vai ser um mês de muito FADO :)

Eu em Ponte da Barca :)


Uma visita que aconselho

Filme de ontem

Muito bom :)

"Se conduzires como um relâmpago, vais colidir como um trovão"

segunda-feira, setembro 23, 2013

Parabéns Belenenses...

... pelo teu 94.º aniversário!

sexta-feira, setembro 20, 2013

Música para hoje

These Days - Bon Jovi

"These days the stars seem out of reach
But these days there ain't a ladder on the streets
These days are fast, nothing last in this graceless age
Even innocence has caught the midnight train
And there ain´t nobody left but us these days"

This song reminds me my Aquilles :)

Tarde na Praia das Maçãs


Bela tarde :)
Um obrigado à minha maninha e à tia Luísa.

Dia 20, 1.º dia de Caixa Alfama...


...e eu não vou :( 
Ainda por cima queria ver tantos.
É sempre assim, quando há finalmente um "festival" de Fado é quando eu não posso ir.

quinta-feira, setembro 19, 2013

Ai que saudade em sinto em mim



Dá-me uma imensa alegria cada vez que entro na FDL. Ao ver os alunos do 1.º ano recuo uns anos no tempo e lembro-me quando eu fui caloira :)
Decidi tirar estas fotos para todos aqueles que partilharam comigo a experiência única do 1.º ano na FDL se recordarem das aulas na sala 10.07. Belos tempos, belos tempos...
Apesar das dificuldades, do passar a Método B, do não ter 7 para ir a oral, do não passar nas orais, ficarão sempre maravilhosas recordações daqueles tempos de estudante.
A todos aqueles que me acompanharam ao longo desta "FDLisseia" um enorme OBRIGADO!

"Que negra sina ver-me assim,
Que sorte vil e degradante,
Ai que saudade eu sinto em mim
Do meu viver de estudante..."

Feliz Aniversário!

segunda-feira, setembro 16, 2013

Imagens para hoje


Fado para hoje

Ausência 

Ponho o mar no pensamento
Meus olhos no olhar teu
Ponho o mar no pensamento
Meus olhos no olhar teu

E recordo no momento
Esse amor que já foi meu
E recordo no momento
Esse amor que já foi meu

Navego na tua imagem
Sobre vagas de ternura
Navego na tua imagem
Sobre vagas de ternura

E a distância da miragem
Faz a noite mais escura
E a distância da miragem
Faz a noite mais escura

Naufragam recordações
Rumo à margem da tristeza
Naufragam recordações
Rumo à margem da tristeza

Que os nossos dois corações
Foram alma, vida acesa
Que os nossos dois corações
Foram alma, vida acesa

E morro na solidão
Que é tu não estares a meu lado
E morro na solidão
Que é tu não estares a meu lado

Procuro consolação
Neste canto, neste fado
Procuro consolação
Neste canto, neste fado

Marco Rodrigues
Letra: Elsa Laboreiro

domingo, setembro 15, 2013

Foi hoje...


...que o Padre Ricardo se foi embora :(

Foi uma linda despedida do Padre Ricardo e uma linda recepção ao Padre António Manuel Ramires e ao seu Vigário Padre Raimundo.
É claro que houve lágrimas ;( mas sei que o Padre Ricardo tem que seguir com a vida dele.
Por isso, só me resta agradecer ao Padre Ricardo tudo aquilo fez pela paróquia e por mim. Muito obrigada.
Ao Padre António e ao Padre Raimundo desejo todas as felicidades e que Deus os acompanhe neste novo caminho.

Saudades de usar toga

Amanhã já mato as saudades :)